LAVAGEM

Evento na Praça África encerra as atividades da Semana da Consciência Negra em Bauru

O ponto alto do evento foi a lavagem do Busto Zumbi dos Palmares com água de cheiro, simbolizando a importância do ancestral

20/11/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Ademir Elias/Prefeitura de Bauru

Lavagem do Busto Zumbi dos Palmares com água de cheiro, simbolizando a importância do ancestral, ocorreu nesta segunda (20)
Lavagem do Busto Zumbi dos Palmares com água de cheiro, simbolizando a importância do ancestral, ocorreu nesta segunda (20)

As atividades alusivas à Semana de Consciência Negra foram encerradas em Bauru, nesta segunda-feira (20), com uma homenagem a Zumbi dos Palmares, na Praça África (cruzamento da Nações com a Marcondes Salgado). O ponto alto do evento foi a lavagem do Busto Zumbi dos Palmares com água de cheiro, simbolizando a importância do ancestral.

Na oportunidade, foram realizadas apresentações do Ballet Bela Vista, Maculelê, com tambores, cantigas e pontos africanos. Ao final, tivemos o plantio da muda de Akoko (folha do reconhecimento), ritual com tecidos brancos em busca de paz, igualdade e respeito, culminando na roda de capoeira com os mestres Jesus e Cojak.

Participaram da cerimônia o secretário da Cultura, Paulo Eduardo Campos; a presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bauru (CMCNB), professora Sebastiana de Fátima Gomes; e diversos conselheiros do CMCNB.

A programação da semana da Consciência Negra começou na segunda-feira passada (13), com a entrega do Prêmio Luisa Mahin, na OAB Bauru. Seguiu na terça-feira (14), com a premiação do Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal. Na quarta-feira (15), foram realizados o Sarau Afro e Manifestações Culturais e abertura da mostra de quadros ‘Negras apagadas’, do artista José de Bara Figueiredo. Todos os eventos ocorreram nas dependências do Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva (Teatro Municipal), na Secretaria da Cultura.

O dia 20 de novembro, feriado estadual, que fecha a agenda da Semana da Consciência Negra, é dedicado a Zumbi dos Palmeiras, lembrando os 328 anos da morte do Herói Nacional. Esta data reacende reflexões importantes sobre a cultura, a luta e o desafios dos negros e o racismo estrutural ainda tão presente na sociedade brasileira.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Rubens Fontes Bueno
    20/11/2023
    Por qual razão a matéria não informou a localização da praça África?
  • Juca
    20/11/2023
    Podiam ter dado uma praça grande e legal pra eles comemorarem e não, um pequeno espaço que não dá pra fazer nada. Até parece descaso...