ANIVERSÁRIO

43 anos de Armazén Bar

Por Guilherme Matos | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Guilherme Matos
Paulo Penatti com a pinga especial, uma das criações de Valéria de Carvalho Costa
Paulo Penatti com a pinga especial, uma das criações de Valéria de Carvalho Costa

Considerado 'templo' do Rock 'n' Roll e conhecido em todo o Estado, o Armazén Bar completa 43 anos nesta segunda-feira, dia 20 de novembro. Fundada em 1980, a casa situada na esquina da rua Quintino Bocaiúva com a Cussy Júnior, no Centro de Bauru, acolhe gerações de fãs do estilo musical. Em seu pequeno palco, cercado por paredes pretas, onde estão estampadas fotos de ícones, subiram até mesmo nomes internacionais.

Porém, desta vez, mais de quatro décadas depois de abrir as portas, Paulo Roberto Penatti, idealizador e fundador do Armazén, passará pela data sem Valéria de Carvalho Costa, companheira de vida e sócia, que imprimiu sua personalidade na história do bar e é, também, responsável pelo sucesso do local. Ela morreu um julho deste ano, aos 68 anos.

HISTÓRIA

Paulão, como é conhecido, contou que a localização da casa foi escolhida estrategicamente por ele que, na época, tinha 30 anos. "Na década de 80, todos que faziam faculdade precisavam passar pelas proximidades. A região era cheia de repúblicas estudantis. O local era perfeito", explica.

Natural de Campinas, ele mudou para Bauru poucos anos antes de montar o bar. "Eu vim para trabalhar em uma multinacional, mas eles me mandaram embora. Decidi abrir o Armazén. Eu também já tinha experiência por ter ajudado um amigo a montar um bar com o mesmo nome, em Campinas", narra.

No período, ele divulgava a casa nos diretórios acadêmicos das poucas universidades que existiam em Bauru. O boca a boca, porém, foi o responsável pela popularização do Armazén. O local começou frequentado por seus amigos e, atualmente, é constantemente visitado pelos filhos desses mesmos amigos.

A casa de Rock mais antiga da América Latina, como eles descrevem, se manteve no mesmo endereço e foi palco de apresentações de nomes conhecidos no mundo inteiro. Recebeu, por exemplo, Caetano Veloso e Edu Ardanuy. Paulão também destaca o show do Detonautas. "O primeiro lugar que eles tocaram fora do Rio de Janeiro foi aqui. Sempre que vêm à cidade ou à região, agradecem", ressalta. Atualmente, seus sócios são Natasha Costa Penatti, Marco Rais (Pês) e Diego Beaujean.

VALÉRIA

O aniversário do Armazén, no entanto, ocorrerá pela primeira vez sem Valéria de Carvalho Costa, que esteve no comando da casa desde o começo e foi companheira de vida de Paulão.

Ela morreu após quase um ano lutando contra um câncer. Ao JC, Paulão conta que ainda não sabe descrever o vazio deixado pela partida de sua ex-esposa e eterna alma gêmea.

Segundo ressalta, os posicionamentos firmes e personalidade forte de Valéria foram essenciais para o sucesso e continuidade do bar. A influência da mulher afeta, até hoje, seus os frequentadores. "Tem gente que entra, se emociona e chora ao lembrar que ela não está mais aqui", afirma.

No ano passado, quando foi diagnosticada, os sócios e amigos queriam desistir de realizar a tradicional festa de aniversário do Armazén, mas Valéria não permitiu. "Foi por insistência dela que celebramos a data. Estávamos abalados, mas era o que ela queria", afirma Paulo. Cada detalhe do bar carrega um pouco da matriarca do rock no Interior, inclusive as receitas das famosas pingas e licores foram uma criação dela. Valéria faleceu no dia 25 de julho.

Comentários

1 Comentários

  • Welton Santos 18/11/2023
    Parabéns Armazém Bar, ???????????????????? Minha juventude foi envolvida por armazém, tive o privilégio de realizar o projeto arquitetura para adequar o bar e atividades???????????? Grande abraco Paulão e sdds de Valéria ????