BAURU

Vestibular Unesp 2024 aplica hoje prova da primeira fase para 67 mil candidatos

Cursos da Universidade Estadual Paulista estão disponíveis em 24 cidades de todas regiões; Bauru sedia o maior câmpus

15/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Arquivo JC

O Câmpus de Bauru tem mais de 5 mil alunos no total
O Câmpus de Bauru tem mais de 5 mil alunos no total

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará nesta quarta-feira (15) a prova da primeira fase do Vestibular 2024, com 67.430 inscritos para 6.596 vagas em cursos de 24 cidades de todas as regiões do Estado. Os candidatos podem consultar o local de prova no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção. Bauru sedia o maior câmpus da universidade, com mais de 5 mil alunos e quase mil vagas oferecidas neste ano.

O exame será realizado em 35 cidades, sendo 31 no Estado de São Paulo e ainda em Brasília/DF, Campo Grande/MS, Curitiba/PR e Uberlândia/MG. Todos os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens e suas Tecnologias (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias. A prova poderá conter questões interdisciplinares. Os portões dos prédios de prova serão fechados às 14h.

Os candidatos devem se apresentar a partir das 13h, portando o original de um dos documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.

Os materiais de prova a serem levados pelos candidatos são caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente. O exame terá duração de 5 horas, com permissão para alimentação e hidratação durante sua realização. O calendário do Vestibular Unesp 2024 prevê publicação do resultado da primeira fase em 4 de dezembro, aplicação da segunda fase em 10 e 11 de dezembro e divulgação do resultado final em 31 de janeiro de 2024. O calendário está disponível no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Tal somatória inclui as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (126 vagas), Araraquara (764), Assis (352), Bauru (992), Botucatu (538), Dracena (70), Franca (369), Guaratinguetá (274), Ilha Solteira (265), Itapeva (66), Jaboticabal (252), Marília (400), Ourinhos (54), Presidente Prudente (529), Registro (64), Rio Claro (423), Rosana (58), São João da Boa Vista (70), São José do Rio Preto (391), São José dos Campos (108), São Paulo (185), São Vicente (72), Sorocaba (72) e Tupã (102).

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.