EDUCAÇÃO

Fraldas gratuitas vão beneficiar cerca de 3 mil crianças de creches em Bauru

Iniciativa que vai contemplar unidades municipais e conveniadas partiu de uma sugestão do vereador Júnior Rodrigues (PSD)

Por Guilherme Matos | 13/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Prefeita Suéllen Rosim (PSD) e o presidente do Legislativo, Júnior Rodrigues (PSD), conferindo o estoque de fraldas
Prefeita Suéllen Rosim (PSD) e o presidente do Legislativo, Júnior Rodrigues (PSD), conferindo o estoque de fraldas

Crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches municipais e conveniadas de Bauru serão beneficiadas com fraldas gratuitas. Cerca de três milhões de unidades do item de higiene serão distribuídas em breve às unidades, ressalta o presidente do Legislativo, vereador Júnior Rodrigues (PSD). A partir de uma sugestão dele à prefeita Suéllen Rosim (PSD), o produto foi adquirido com verbas da Educação. O carregamento já chegou à cidade e o estoque deve suprir a demanda de todo o próximo ano letivo contemplando aproximadamente três mil crianças, avalia o parlamentar.

Junto com as fraldas, também serão entregues lenços umedecidos. De acordo com Júnior Rodrigues, a ideia surgiu em 2021, quando ele recebeu o pedido de uma mãe, cujo filho frequenta a rede municipal. "Eu fui abordado na porta de uma escola e esta mãe me apresentou a demanda. Contou que, diariamente, precisava deixar a criança na escola com três a cinco fraldas. No final do mês, ela gastava cerca de R$ 350", narra.

O vereador ressalta, ainda, que o problema se torna maior quando a família tem mais de um filho. O gasto aumenta e, dependendo da renda da família, impossibilita que todas usem o produto básico de higiene infantil.

Quando soube do problema, o vereador passou a levantar a necessidade de outras famílias. Uma das mães entrevistadas contou que só tinha condição de comprar as fraldas para utilizar durante as aulas. "Dentro de casa, a criança usava somente a de pano. O dinheiro só dava para comprar o suficiente para o período na creche", afirmou.

Diante da situação, Júnior fez a indicação de compra à chefe do Executivo, que aprovou a iniciativa. Foi necessário um período para cumprimento dos trâmites burocráticos, licitação e teste de qualidade. Por isso, só agora o estoque começará a ser distribuído, acrescenta o parlamentar.

"É a primeira vez que o município adquire esse tipo de produto. É uma experiência nova que creio ser muito benéfica para a população. É um compromisso que assumimos", finaliza.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.