BAURU

Semana da Consciência Negra começa nesta segunda com vasta programação

Além dos prêmios Luisa Mahin e Zumbi dos Palmares, atividades culturais e fórum estão previstos até 25 de novembro

12/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Samantha Ciuffa/JC Imagens

Sebastiana de Fátima Gomes  receberá a honraria no próximo dia 23
Sebastiana de Fátima Gomes receberá a honraria no próximo dia 23

O Conselho da Comunidade Negra de Bauru realiza, a partir desta segunda-feira (13), a Semana da Consciência Negra, evento que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. A programação deste ano prevê uma série de atividades. A abertura está prevista para as 19h, no auditório da OAB, com a entrega do Prêmio Luisa Mahin.

Como atração cultural será apresentado o espetáculo teatral 'Barriga que faz cabeça'. Na terça-feira (14), às 19h, será realizada na Câmara, a cerimônia de entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares.

Já na quarta-feira (15), acontece o Sarau Afro e Manifestações Culturais, na Biblioteca Central e na Calçada do Centro Cultural, também às 19h. No local, haverá a mostra de quadros 'Negras apagadas'. O evento ainda conta com a apresentação de Rap, o show de tambores, declamação de poesias por mulheres negras, e microfone aberto para artistas.

No domingo (19), acontece a Feira Afromix, no Parque Vitória Régia, das 15h às 21h. O evento ainda inclui os shows. Fechando a agenda, dia 20, Dia da Consciência Negra, será realizada uma homenagem a Zumbi dos Palmares, na Praça que leva o nome do Herói Nacional, localizada na altura da quadra 6 da Nações Unidas.

O ponto alto do evento, com início previsto para às 15h, é a lavagem do Busto Zumbi dos Palmares com água de cheiro, simbolizando a importância do ancestral. Ainda haverá a apresentação do Ballet Bela Vista, Maculelê, com tambores, cantigas e pontos africanos. Ao final, haverá o plantio da muda de Akoko (folha do reconhecimento) e roda de capoeira.

A presidente do conselho, professora Sebastiana de Fátima Gomes, destaca a importância da Semana para discutir a causa afrodescendente. Por fim, as atividades terminam com o Fórum Regional de Promoção da Igualdade Racial, em Lins, no dia 25 de novembro. Veja a programação completa com os artistas em: https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=44052

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.