"A democracia funciona como máscara para um sistema que, na verdade, é uma aristocracia [governo de uma elite]". Nestes termos que Luciano Olavo da Silva descreve a tese do livro "A política em Nietzsche: da formação do Estado ao manejo aristocrático da democracia", que será lançado virtualmente no dia 16 de novembro, às 19h30.
Na data, o autor ministrará palestra virtual onde pretende apresentar o conteúdo da obra com a expectativa de que impacte na percepção das pessoas. "Podem (palestra e obra) despertá-las para relação de Nietzsche com a atualidade. Os participantes têm a oportunidade de agregar (o pensamento de Nietzsche) em suas próprias visões sobre a vida, a política e, sobretudo, a respeito do futuro", ressalta.
Luciano conta, ainda, que se propõe a discutir tabus relacionados ao trabalho do filósofo. "Nietzsche tem uma das obras mais tomadas equivocadamente. Ele é acusado de eugenia, nazismo e de ser antidemocrático. No livro, essas polêmicas são abordadas com coragem e profundidade", descreve.
Em linhas gerais, após abordar o conceito de 'grande política', a tese a respeito da "máscara" sustenta a existência de uma elite que convence a população de que ela é responsável pelas tomadas de decisão, o que é uma mentira, segundo o autor. "Na República há uma aristocracia soberana. Contudo, para mascarar sua dominação e evitar revoltas e resistências, essa 'nobreza' sonsa tem a sofisticada malícia de fazer as leis que lhe interessa ao mesmo tempo em que convence as pessoas dominadas de que elas são as verdadeiras autoras do ordenamento jurídico utilizado para explorá-las", explica Luciano.
Para ele, a tese está explícita atualmente. "A visão da democracia de Nietzsche se encaixa perfeitamente no momento global que vivemos. Se você analisar as democracias de hoje, fica claro que o chefe do poder só existe enquanto há uma relação com um grupo (de suporte), que é diferente do apoio popular. Neste sentido, se os chefes de estado necessitam deste grupo para manterem-se no poder, o que temos, na verdade, é uma aristocracia: um governo de poucos", explica.
O filósofo alemão Friedrich Nietzsche foi um dos pensadores mais importantes, originais e controversos da história. Seu trabalho impactou significativamente a filosofia, literatura e cultura ocidental. Suas obras sobre política são marcadas por espírito crítico e iconoclasta.
SERVIÇO
O lançamento virtual do livro acontece no dia 16 de novembro, às 19h30, gratuitamente. Os interessados devem se cadastrar no link https://forms.gle/3zJFzQfqETwA4UmaA. O livro (digital e impresso) está à venda em todas as grandes livrarias.