TEMPORAL

Com 75 km/h, ventos em Bauru são os mais fortes em 3 anos, alerta Defesa Civil

Chuva também foi forte e enxurrada invadiu casas no Isaura Pitta Garms

29/10/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Larissa Bastos

Força dos ventos assustaram em vários pontos da cidade
Força dos ventos assustaram em vários pontos da cidade

Com 75 quilômetros por hora, os ventos registrados em Bauru na tarde deste domingo (29) são os mais fortes dos últimos três anos, segundo o coordenador da Defesa Civil de Bauru, Marcelo Ryal. Com 54 quilômetros por hora já é possível classificá-los como forte.

A chuva também foi intensa. Em no máximo 30 minutos, foram registrados pelo Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet) 18 milímetros de precipitação, acrescenta o meteorologista André Mendonça Decco.

Por conta do temporal, a enxurrada invadiu imóveis no bairro Isaura Pitta Garms, onde o vereador Beto Móveis (Cidadania) esteve nesta tarde. De acordo com ele, várias moradias precárias do assentamento Aliança também foram afetadas. Há ainda relatos de queda de árvores e oscilação de energia em diversos bairros, assim como aconteceu na noite deste sábado, quando os ventos chegaram a 63,5 quilômetros por hora. Praticamente todos os semáforos da avenida Comendador José da Silva Martha estão apagados.

Corpo de Bombeiros e equipes da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) ainda faziam o rescaldo no sábado, quando a cidade voltou a ser palco de temporal. De acordo com Decco, o responsável pela chuva e ventos deste domingo foi um sistema de baixa pressão no Interior do Continente, que favoreceu a formação de tempestades no Interior de SP.

JAÚ

A chuva forte também atingiu cidades da região de Bauru. Em Jaú (47 quilômetros de Bauru), foram registrados ventos de 72,7 quilômetros por hora, que provocaram quedas de árvores pelo município. Por esse motivo, segundo a prefeitura, duas importantes vias ficaram interditadas: avenida do Café (na altura do Abrigo São Lourenço) e a vicinal José Maria Verdini.

"Equipes da prefeitura já estão nas ruas realizando o trabalho de remoção de galhos e árvores que caíram em vias da cidade", informou o Poder Executivo, em nota divulgada às 16h55 deste domingo.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Tati
    30/10/2023
    O forro de um cômodo de casa, descia e subia. Parecia estar respirando... achei que fosse estourar...