Dia das crianças passou e aumentou o número de brinquedos, daqui dois meses teremos Natal. Agora é o momento certo para organizar os brinquedos da criançada, a hora de resignificar! Abrir espaço para o novo e fazer uma boa ação para quem tem menos.
É muito importante que eles participem desse momento e desenvolvam desde cedo o ato da dação. Entendendo que outras crianças não tem a mesma “sorte”. Isso mesmo, que faça parte da educação dos pequenos, tornando um hábito. Se possível priorize até a distribuição em uma creche ou um bairro mais necessitado.
Vamos a algumas dicas básicas e bem fáceis para organizar os brinquedos.
Para quem tem espaço, destine um cômodo da casa para eles, a famosa “brinquedoteca”! Mas normalmente, a maioria das casas não tem esse espaço disponível, assim, segue umas sugestões que podem facilitar bastante:
- Organize os brinquedos do dia a dia ao alcance das crianças, assim fica fácil para elas pegarem e colocarem no lugar.
- Os brinquedos pequenos podem ser organizados em: potes de acrílico, porta trecos, baldes, caixinhas, gavetas, sapateiras penduradas atrás das portas. E os brinquedos maiores podem ser organizados em: caixas transparentes, gavetões, cestos, baús, prateleiras, nichos.
- Você pode criar murais, com lousa ou pranchetas na parede, de maneira que fiquem bem à mão, até os bichos de pelúcia podem ser pendurados na parede com ganchos colantes, integra à decoração e eles adoram...
- Os livrinhos são fundamentais para a criatividade e aprendizado das crianças, organize-os em prateleiras baixas, em cestos, ou faça um varal encostado na parede e pendure-os. E quando eles vão crescendo, o ideal é mantê-los na gaveta do criado mudo, para acessá-los a qualquer momento!
- Lembre-se que nichos e prateleiras organizam quase tudo, use e abuse dessa praticidade.
- Priorize um cantinho bem especial para as fantasias, uma arara pequena é ideal para ficar bem à mão! Lembre-se que as brincadeiras com fantasias, fazer teatro, interpretar, são muuuito importantes para a criatividade e desenvolvimento emocional dos pequenos.
Importante
Para manter a organização, ensine-os a brincar de organizar!
Abençoada semana!