BAURU

'Economia prateada' movimenta pelo menos R$ 3,7 bilhões ao ano em Bauru

Por Tisa Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Arquivo JC
Bruna Evangelista, gerente de marketing do Boulevard e Ivan Mouta, gerente-geral do Bauru Shopping
Bruna Evangelista, gerente de marketing do Boulevard e Ivan Mouta, gerente-geral do Bauru Shopping

Novo termo utilizado para o mercado que envolve o consumo de produtos e serviços de pessoas com 50 anos ou mais, a 'economia prateada' movimenta ao menos R$ 3,7 bilhões ao ano em Bauru. O número é calculado com base na estimativa da consultoria Data8, especializada neste público, que projeta a injeção de mais de R$ 2 trilhões por ano no Brasil por brasileiros desta faixa etária.

É uma quantia que só tende a crescer ao longo das próximas décadas, visto que este grupo seguirá aumentando percentualmente no total da população. São dados a serem celebrados neste 1 de outubro, quando se comemora o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade, comunidade com mais idade em relação aos 'cinquentões' e que também está no radar das empresas, cada vez mais cientes de sua importância.

Os dois shoppings da cidade, por exemplo, estão promovendo, de 22 de setembro a 1 de outubro, a chamada Silver Week (em português, Semana Prateada), nova data do varejo nacional especialmente voltada para quem tem a partir de 50 anos, o que inclui o público homenageado.

O Bauru Shopping realiza a iniciativa pelo segundo ano consecutivo, com diversas atividades e descontos voltados ao consumidor sênior. "Reconhecemos o potencial e a riqueza de experiências que esse grupo traz consigo. Como impulsionadores da economia, acreditamos firmemente que é essencial destacar e valorizar o papel fundamental dele em nossa sociedade e mercado", aponta Christian Magalhães, head de marketing corporativo do Grupo AD, que administra o complexo de compras.

Já Ivan Mouta, gerente-geral do Bauru Shopping destaca que a Silver Week vem ganhando cada vez mais força no setor varejista. "Durante a campanha, teremos promoções nas lojas de malas, vestuários, acessórios e cosméticos. Os produtos com valores especiais serão divulgados no Instagram oficial do shopping", informa.

No Boulevard Shopping Bauru, a semana de atividades gratuitas e promoções voltadas à 'geração prateada' é realizada pela primeira vez. Neste sábado, por exemplo, haverá aula de yoga, às 10h30, e roda de conversa sobre nutrição, às 11h30, e, no domingo, caminhada, às 9h, e aula de xadrez, às 15h.

"Segundo a consultoria Data8, são mais de 56 milhões de consumidores 50 no Brasil. Os números evidenciam a necessidade de investir em ações voltadas diretamente para esse público", explica Ana Paula Niemeyer, diretora de marketing da Allos, administradora do shopping.

Gerente de marketing do mall, Bruna Evangelista acrescenta que as promoções exclusivas para estes consumidores poderão ser visualizadas no site do shopping. "Estamos celebrando nossa comunidade sênior com uma série de atividades gratuitas especialmente pensadas para este público, criando um espaço acolhedor onde todos possam se conectar, aprender e, principalmente, se divertir", finaliza.

O aumento da longevidade e da qualidade de vida de pessoas da Terceira Idade, resultantes do avanço das tecnologias médicas, bem como a generalização e a reorganização dos sistemas de aposentadorias no século passado, são dois dos principais fatores que contribuíram para ampliar a participação destes indivíduos na sociedade e abrir um novo nicho de mercado - hoje já bastante consolidado - voltado a eles. Segundo estudo da psicóloga Luna Rodrigues Freitas Silva, com poder de compra, saúde e tempo para concretizar realizações pessoais, os idosos passaram a ser atendidos pelo mercado em seus hábitos específicos de consumo.

VOCÊ SABIA?

O termo 'economia prateada' faz referência ao consumo de pessoas com 50 anos ou mais e foi escolhido em homenagem aos cabelos grisalhos, mais comuns nessa fase da vida.

Comentários

Comentários