REGENERAÇÃO

Bracell e SOS Mata Atlântica fazem o plantio de 77 mil árvores nativas


| Tempo de leitura: 2 min
Trabalho conjunto teve início em 2022 e a fase de plantio foi concluída neste ano
Trabalho conjunto teve início em 2022 e a fase de plantio foi concluída neste ano

Uma iniciativa da Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, organização ambiental, resultou no plantio de 77 mil árvores do bioma Mata Atlântica em áreas de parceiros da companhia nos municípios de Botucatu, Agudos e Piratininga. Por meio do Programa Florestas do Futuro, executado pela Fundação, a empresa iniciou a restauração florestal de matas ciliares, contribuindo com a proteção dos recursos hídricos das nascentes das áreas contempladas.

Marcela Trecenti Capoani, coordenadora de Meio Ambiente Florestal da Bracell em São Paulo, destaca que a ação contribui na proteção das Áreas de Preservação Permanente e, consequentemente, contribuir para a regulação hídrica. "Temos o compromisso com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. As técnicas empregadas no manejo florestal, desde o plantio à colheita, visam a preservação dos recursos naturais e hídricos, essenciais para a qualidade e produtividade florestal" diz.

A ação teve início em 2022 e a fase de plantio foi concluída neste ano. No município de Botucatu foram plantadas 61.975 mudas, já em Agudos foram 10.025 e, em Piratininga, 5.000 mudas, totalizando o plantio de 77 mil árvores da Mata Atlântica, que é o bioma mais devastado do Brasil e considerado um dos 10 ecossistemas-bandeira para a restauração florestal no mundo pela Década da Restauração de Ecossistemas.

"A restauração da floresta nas margens dos rios e córregos é extremamente importante. A floresta protege a água e também o caminho da fauna até ela. Junto com a Bracell estamos restaurando 30 hectares de matas ciliares (o equivalente a 30 campos de futebol) e já conseguimos perceber novas plantas surgindo nas áreas, o que é um dos primeiros sinais de regeneração da floresta. Esse é o caminho que desejamos para toda a Mata Atlântica - a recuperação do bioma", afirma Ana Beatriz Liaffa, coordenadora de Restauração Florestal da Fundação SOS Mata Atlântica.

João Augusti, gerente de Sustentabilidade da Bracell, reforça que ações como esta, da Bracell, têm um papel bastante relevante no fomento à sustentabilidade, contribuindo para disseminação das boas práticas de restauração nas regiões onde atua e, por consequência, criando sinergia com outras iniciativas e trazendo benefícios para as cidades, como a melhora da qualidade do clima, umidade e ar. "Acreditamos que o trabalho em conjunto potencializa os resultados das ações e a parceria com a SOS Mata Atlântica será um catalisador importante para fomentarmos a iniciativa nesses municípios", finaliza.

Comentários

Comentários