EMPREGO

Cidades ligadas ao agronegócio lideram oportunidades de empregos no País

Lençóis Paulista está no 5º lugar no ranking dos municípios que geraram mais emprego por habitante no primeiro semestre de 2023; indústria de celulose tem impulsionado contratação

02/09/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Simulador utilizado no curso de operadores de máquinas florestais, ofertado pelo Senai
Simulador utilizado no curso de operadores de máquinas florestais, ofertado pelo Senai

A taxa de desemprego no Brasil no 2º trimestre deste ano atingiu o menor nível desde 2014. Segundo uma pesquisa da consultoria LCA, a abertura de vagas no primeiro semestre foi impulsionada por cidades ligadas ao agronegócio. Municípios como Lençóis Paulista (SP), Cristalina (GO), Venâncio Aires (RS), Canaã dos Carajás (PA) e Santa Cruz do Sul (RS) foram os que mais criaram empregos proporcionalmente ao número de habitantes. Vale ressaltar que o mapeamento da LCA foi realizado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e, portanto, só incluiu o mercado de trabalho formal.

No fechamento do primeiro semestre de 2023, os dados do Caged revelam o saldo positivo de 2.606 empregos criados em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru). Com 66 mil habitantes, a cidade ficou em quinto lugar no ranking dos municípios acima de 50 mil habitantes que geraram mais emprego por morador. O acumulado do primeiro semestre corresponde a 3,9% da população. A indústria tem puxado esses números no município. A empresa de celulose instalada na cidade está em expansão e com diversas oportunidades de emprego.

Fernanda Kruse, gerente de treinamento e desenvolvimento da Bracell reforça que a empresa prioriza a contratação de mão de obra local e regional e, além disso, tem como valor contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde atua. "A Bracell está em crescimento, mas queremos que as pessoas das cidades onde mantemos nossas operações se desenvolvam e cresçam também. Por isso, este ano, iniciamos um programa de qualificação profissional para a comunidade e contamos com a parceria do Senai, Sest Senat, ITEC entre outros, oferecendo oportunidades de capacitação e também aperfeiçoamento profissional", explicou.

Diversos cursos gratuitos são disponibilizados para a população, por meio da parceria com a Bracell. Ao final da formação, a pessoa recebe um certificado da escola técnica, ampliando oportunidades para o mercado de trabalho ou, até mesmo, para fazer uma transição de carreira. "Esses cursos são uma forma de contribuirmos com a qualificação da mão de obra na região. Esses profissionais estarão aptos para concorrem às vagas disponíveis no mercado, podendo participar de processos seletivos na Bracell mas também em outras empresas. Para esses cursos não há vínculo empregatício. O foco é contribuir com a qualificação profissional", destacou.

Uma das oportunidades é o programa de qualificação exclusivo para Pessoas Com Deficiência (PCD), que contempla a capacitação profissional por meio do curso de informática. Para a realização das aulas, a empresa estabeleceu parcerias com a ITEC (Instituto Técnico de Ensino Chiaradia), em Bauru e com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Lençóis Paulista. As aulas presenciais acontecerão de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h, nas unidades das escolas técnicas citadas acima.

No caso do número de inscritos superar o número de vagas disponíveis, haverá processo seletivo e os candidatos serão orientados sobre cada uma das etapas pela equipe de Talent Acquisition (Atração de Talentos) da Bracell. O curso contemplará conteúdos sobre Word, Excel Avançado, Power Point, Windows e Noções de Power BI, totalizando 120 horas (cerca de 3 meses).

É importante ressaltar que o transporte até a instituição de ensino, em qualquer fase do programa, ficará por conta do participante. A previsão é de que as aulas tenham início em setembro de 2023.

Além dessa oportunidade, a empresa mantém em parceria com o Sest Senat de Bauru, o curso de aperfeiçoamento para motorista tritrem com foco no transporte de madeira. O candidato passará por um processo seletivo para concessão da vaga, onde terá uma avaliação psicológica e teste no simulador de direção. O curso contempla 60 horas com aulas teóricas mas também práticas. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (14) 2108-1800.

E, em parceria com o Senai de Lençóis Paulista, estão abertas as inscrições para o curso básico de Operador (a) de Máquinas Florestais. São 20 vagas totalmente gratuitas e, além disso, o curso tem como parceiros a IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores) e a Florestar, referências no setor e que contribuíram com a grade de conteúdos tornando o aprendizado amplo com possibilidades de prospecção para o mercado profissional.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.