
De tempos em tempos, as redes sociais são inundadas com postagens sobre a dieta da banana. Surgida em 2008 no Japão, a dieta consiste em comer apenas bananas de café da manhã e beber um copo de água morna ou em temperatura ambiente meia hora depois da ingestão da fruta.
A teoria da dieta é que, ao beber a água, as fibras da fruta se transformam em um gel que retarda a digestão, aumentando a saciedade por mais tempo. Assim, a pessoa só volta a sentir fome perto da hora do almoço.
No entanto, não há estudos científicos que comprovem que a ingestão de banana pela manhã - seguida de um copo de água morna - ajude a emagrecer ou a secar a barriga. Portanto, não existe garantia de perda de três quilos em dez dias, como é anunciado nas redes sociais.
A fruta também contém boas doses de vitamina B6 e triptofano que, juntos, aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar. Quando estamos felizes, conseguimos manejar melhor nosso desejo por alimentos calóricos, como os doces.
Segundo o e-book "Na cozinha com as frutas, legumes e verduras", do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais, a banana contém também "vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, cálcio, fósforo, zinco e sódio". A publicação lista outras qualidades da fruta: "Auxilia a regularizar o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Confere resistência aos vasos sanguíneos e evita câimbras. Recomendada às crianças e aos que sofrem de distúrbios digestivos, por auxiliar no tratamento de diarreia".
Nessa dieta da banana matinal, a recomendação é ter um almoço balanceado - mas sem quantidades estabelecidas, o que para especialistas é um erro e prejudica um potencial emagrecimento. Já no jantar, a orientação é dar preferência a comidas japonesas e arroz.
Com o intestino funcionando melhor, o corpo absorve mais nutrientes, o metabolismo melhora, o que contribui para o emagrecimento.
Na Internet são vendidos e-books ensinando sobre o "truque da banana". O material seria escrito por uma suposta nutricionista, obre a qual não há nenhuma informação na internet. A promessa é de perda de peso rápido e sem esforço, apenas com o consumo da fruta. Há várias reclamações em sites solicitando o reembolso do valor gasto no e-book.
Antes de comprar qualquer material, é importante pesquisar bem e conferir se o autor tem autoridade para indicar uma dieta segura.