
Reclamações de moradores sobre veículos realizando manobras perigosas - como arrancadas, "cavalos de pau" e "grau" (com motocicletas) - em vias públicas, e relacionadas ao barulho de ronco de motor e escapamento, têm sido cada vez mais frequentes em Bauru. Apesar de estes não serem problemas recentes na cidade, observa-se que, ultimamente, os casos estão se espalhando e ocorrendo em pontos do município que, antes, não eram alvos de queixas.
Somente nos últimos 10 dias, o JC recebeu relatos de residentes dos bairros Parque Vista Alegre, Jardim Brasil, Jardim Redentor e Vila Aviação, além de reclamações de moradores do Mary Dota e proximidades do Condomínio Alphaville, que são pontos de encontro mais antigos. Estes últimos, inclusive, são alvos constantes de operações da Polícia Militar (PM). No domingo (13), pontos de bloqueio da corporação nesses endereços resultaram, ao todo, na apreensão de 10 veículos e elaboração de 62 autuações.
Geralmente, jovens de diferentes classes sociais se reúnem em praças públicas ou em ruas desses bairros para socializar, em busca de uma opção de lazer gratuita. Porém, alguns não respeitam as regras de trânsito e de convivência, realizando manobras perigosas com seus veículos e aumentando o som dos carros, perturbando moradores dos arredores e oferecendo risco a outros pedestres e motoristas.
Na Vila Aviação, por exemplo, um leitor do JC flagrou condutores de carros arrancando, "cortando giro" e fazendo "cavalo de pau" ao lado de uma praça, na noite de domingo (13). Durante a semana, houve queixas relacionadas aos "rolês de motos" no Jardim Brasil e Redentor, onde dezenas de motociclistas, sendo parte deles com o escapamento do veículo adulterado, passaram, aglomerados, acelerando e fazendo barulho pelas ruas, incomodando os moradores.
O Artigo 175 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina que utilizar-se de veículo para demonstrar manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, é infração gravíssima. O condutor recebe 7 pontos em sua CNH, além da multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo.
Há, também, o Artigo 230 do CTB, que aponta como infração grave conduzir o veículo com a cor ou característica alterada, ou com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante (sem escapamento ou com o mesmo adulterado).
Por fim, perturbar o sossego alheio mediante gritaria, algazarra, abuso de instrumentos musicais, sinais acústicos, dentre outras situações, é crime passível de prisão simples, de 15 dias a três meses, ou multa.
Comentários
4 Comentários
-
Jonathan Augustus 16/08/2023Aqui no bairro morada do Buriti, é todos os dias motoqueiros acelerando, empinando e cortando giros de moto, de domingo é pior, fica insuportável ficar em casa. Fora que a venda de bebidas alcoólicas e consumo de drogas rolam livremente aqui, é moto sem placa, pessoas sem capacete com copo de bebida na mão, motorista sem cinto e bebendo, com crianças solta dentro carro. Som alto de muitos carros, que estaciona na porta da casa de moradores, em pedindo a sua saída, desrespeito total, e quando aparece uma viatura do baep, aí que o desrespeito aumenta , desafiam os policiais. Já vi pessoas que morava aqui a mais de 10 anos se mudar , pq não conseguia ficar ou sair de casa no final de semana, nesse bairro tem pessoas doentes, pessoas deficientes, que tem que suportar esse bando de arruaceiros, que não tem respeito pelas pessoas e com a lei. Na verdade só existe lei para as pessoas que fazem tudo certo, que paga seus impostos em dia, que paga seu IPVA e fazem o licenciamento do veículo, todos os anos. A lei existe para o trabalhador honesto, para os outros arruaceiros tudo é diversão, cada dia que passa vai ficando pior as leis. Policiamento de mãos atadas. Governantes de mãos atadas. Prefeita de Bauru em live de igrejas. E nós trabalhadores honesto que se lasque com o barulho....
-
Ivaneti 15/08/2023No santa edwirges alameda Edson quase todos os dias isso acontece se chama a polícia ninguém aparece e incomoda muito os pneus cantando freda brusca motos acelerando som alto ninguém tá nem aí
-
Marcio 15/08/2023Mary Dotta todo final de semana.... polícia parece q esqueceu q este bairro existe.... som alto e irregularidades nas vias direto.
-
Roberto Bastos 15/08/2023Vá morar ao lado da Nações Norte,principalmente nos fins de semana,ou em seu entorno, aí você verá oque é ter uma pista de corrida há seu lado,principalmente a noite,pensa numa adrenalina depois da meia noite,acho sinceramente que Bauru,zona norte nestes dias e horários não tem polícia de espécie alguma. É um tatata,papapa,reeeem,de moto ,que só Jesus ,na causa,além de carros que aceleram e freiam a milhão, e vai madrugada a dentro. Acho que na norte,pode tudo ,desde que seja de madrugada no sábado,quem mora ali que se lasque,ou se mude. Com a palavra as autoridades.