ALERTA

Os perigos do uso de água oxigenada para clarear dentes


| Tempo de leitura: 1 min
VALUA VITALY

Vídeos publicados no TikTok mostram jovens estão usando água oxigenada para fazer bochecho e gargarejo para clarear os dentes. A prática não é recomendada por dentistas, que alertam: além de causar um desequilíbrio da microbiota bucal, provocando queimaduras e aftas, o produto pode levar a uma série de infecções e inflamações na boca.

"A água oxigenada comprada na farmácia não foi feita para este fim, mas sim para curar inflamações ou machucados. No consultório, para o clareamento dental, usamos um gel profissional que na sua composição tem água oxigenada, porém, é controlado. E usamos barreiras gengivais e moldeiras para proteger os tecidos moles da boca, como a gengiva, a língua e os lábios", explica a cirurgiã dentista Alana Rinco.

Segundo ela, o líquido em contato com esses tecidos pode causar aftas, fissuras e queimaduras severas. Além disso, pode matar as bactérias boas que protegem a boca de fungos, vírus e bactérias oportunistas, chamado de desequilíbrio da microbiota bucal. Isso pode ocasionar em novas inflamações, infecções e sensibilidade nos dentes.

A dentista conta que já atendeu pacientes com queimaduras pelo uso de água oxigenada como um enxaguante e que foi preciso utilizar de forma imediata uma pomada para conseguir cicatrizar os machucados.

Comentários

Comentários