O Boulevard Shopping Bauru recebe a "Exposição Etnográfica Terenoé", de autoria do artista visual Irineu Nje'a Terena, a partir desta sexta-feira (4), às 19h. A entrada é gratuita. A mostra pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 22h. A exposição traz objetos que representam a identidade do Povo Terena com foco na aldeia Kopenoti, como cerâmicas e instrumentos de uso ritual. O evento no mês em que se celebra o Dia Internacional dos Povos Indígenas, no dia 9 de agosto.
Irineu explicou que a mostra é uma forma de aumentar a visibilidade dos povos indígenas da área. "A terra indígena da região tem mais de 100 anos e muitos não sabem de sua existência", explica. O artista, que pertence à etnia Terena, tem a arte em cerâmica como uma forma de resistência. Através dessa arte posso mostrar minha própria história e a do meu povo", afirma.
Para ele, a arte também é uma forma de conectar a população com sua ancestralidade indígena. "Todos tem uma gota indígena no seu sangue. A arte traz uma oportunidade de conhecer e, talvez, se identificar com essa identidade. É importante reconhecer que o Brasil tem origem indígena. Bauru é uma terra indígena", afirma Irineu.
A exposição é patrocinada pela Lei de Estímulo à Cultura de Bauru da Prefeitura de Bauru e é realizada pela Araci Cultura Indígena e Boulevard Shopping, na rua Marcondes Salgado, Quadra 11.