BAURU

Julho Dourado: mês para lembrar importância da vacinação dos pets e controle de zoonoses

Por Thaís Viotto | 29/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação
Presidente do Comupda e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru

A Coluna Animal dessa semana, seguindo a linha dos meses coloridos com a temática pet (outubro rosa, novembro azul e dezembro laranja por exemplo), vai celebrar o julho Dourado, que é o mês da conscientização e combate às zoonoses e também mês de lembrar a importância da imunização dos pets.

Os pets (cães e gatos) devem ser vacinados todo ano com o reforço das vacinas próprias para cada espécie para evitar que fiquem doentes. O médico veterinário Gabriel Lima da clínica Canis Plan, de Bauru, relata a importância da imunização em pets desde o seu nascimento, assim que o filhote completar 45 dias tanto para filhotes caninos quanto felinos. Para os cães, a vacina chama v10 (protege contra 10 doenças) e para os gatos a V4 (protege contra 4 doenças). O veterinário reforça que existem duas vacinas: a vacina nacional e a vacina importada, e que os profissionais da Medicina Veterinária aplicam somente a vacina importada porque possuem mais antígenos e, consequentemente, protegem mais o animal. A vacina nacional seria apenas para os casos de animais que moram distante da cidade e não tem contato com animais da área urbana, nesse caso o tutor acaba comprando a vacina nacional na cidade e aplicando nos pets.

Além das vacinas v4 e v10, Gabriel Lima destaca a importância da vacinação também anual contra a raiva para cães e gatos e leishmaniose para os cães.  A vacinação contra raiva era até pouco tempo atrás fornecida pelos municípios em campanhas, porém o Ministério de Saúde em Brasília, suspendeu essas campanhas obrigatórias, deixando para o município a vacinação contra raiva no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).  Em Bauru, o munícipe interessado em imunizar seu pet contra raiva deve ligar no 31038050 em horário comercial até às 17 horas, de segunda à sexta, para agendar um horário para vacinação, o agendamento deve ser feito porque o frasco de vacina uma vez aberto deve ser usado para imunizar vários animais de uma única vez, esse frasco não [é de dose individualizada. Os pets devem ser levados em coleiras (cães) e em caixas de transporte no caso dos felinos.

Para os cães, outra vacina muito importante do ciclo vacinal é a vacina contra a leishmaniose, que no momento foi retirada, temporariamente, do mercado para atualização da fórmula, para que atinja outras cepas da doença e possa proteger mais os caninos.

Como está a carteirinha de vacinação do seu pet, já atualizou esse ano? Sempre é bom conferir e manter a carteira em ordem, uma vez que algumas doenças podem ser prevenidas com uma simples ida à clínica veterinária para aplicação da vacina que protege o pet pelo próximo ano. A prevenção é sempre mais acessível financeiramente do que o tratamento e também menos dolorosa, já que se o pet ficar doente, dependendo da gravidade da doença, nem sempre ele responderá ao tratamento e poderá vir a óbito. Quem ama cuida e se vacina. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.