BAURU

Com espadas e machados, grupo se reúne para praticar esgrima histórica

Por Guilherme Matos | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/@lucas.photographer
Ensaio realizado por membros da Escola Grifo de Fogo
Ensaio realizado por membros da Escola Grifo de Fogo

Um grupo de Bauru aficionado pela esgrima histórica, também chamado de Hema (Historical European Martial Arts - Artes Marciais Históricas Europeias, em tradução livre), tem se reunido regularmente para praticar esse esporte, que mescla técnicas antigas de combate com conhecimentos acerca de períodos como o da Idade Média. Utilizando espadas, arcos, flechas, machados e outras armas medievais, os participantes se empenham em recriar os estilos de combate do passado.

A metodologia é inspirada nos tratados escritos por Fiore Dei Liberi, um mestre italiano de artes marciais, que transcreveu o que aprendeu em sua vida no livro "A Flor da Batalha". Todas as sextas-feiras, os membros se encontram no Parque Vitória Régia para aprender e aprimorar as técnicas da modalidade.

Foi durante a pandemia de Covid-19, que Leonardo Henrique Giacomini, organizador e instrutor do grupo, encontrou no Hema uma paixão. Ela o levou a formar a Escola Grifo de Fogo Bauru. Além de dedicar-se ao esporte, Leonardo possui formação em história e é professor no ensino público. Ao JC, ele destacou que as aulas de esgrima histórica são seguras e garantem saúde e bem-estar aos adeptos.

Conta que organizar e ministrar os conteúdos têm sido um desafio, mas que coleciona boas vivências com os alunos. "Está sendo uma experiência riquíssima. Eu passo o que aprendi durante minha formação na Grifo de Fogo de Curitiba e aprendo também com os alunos. É uma troca muito interessante e valiosa de conhecimentos e práticas".

BEM-ESTAR

Leonardo considera fundamental promover a esgrima histórica e seus benefícios, que vão além da simples atividade física. "Essa prática oferece uma compreensão mais profunda da cultura e da história, resgatando técnicas e tradições europeias", garante.

Com o intuito de alcançar esse objetivo, Leonardo comparece a eventos de cultura pop e geek, onde monta estandes. Equipado com espadas, escudos e trajes históricos, desperta a curiosidade de novos adeptos. Ele ressalta que interessados em participar das aulas podem entrar em contato pelo Instagram @grifodefogo.bauru.

Ensaio realizado por membros da Escola Grifo de Fogo
Ensaio realizado por membros da Escola Grifo de Fogo

Comentários

Comentários