ECONOMIA

Revisão da projeção do PIB

Por Reinaldo Cafeo |
| Tempo de leitura: 3 min

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reviu para cima sua a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2023, dos 1,4% estimados em março para 2,2%. A projeção para 2024 foi mantida em 2%. As estimativas estão Visão Geral da Conjuntura. O bom desempenho da agropecuária foi um dos motivos para essa revisão.

Juros devem subir nos EUA
A ata do Fomc (comitê monetário) do Fed (Banco Central americano) apontou que a maioria dos membros do comitê votou a favor de uma pausa nas altas dos juros na última reunião do grupo, mas considerou que aumentos adicionais serão necessários para conter a elevação de preços ao consumidor. Isso pode mexer com a cotação do dólar por aqui à medida que juros maiores nos Estados Unidos fazem com que o capital especulativo saia do Brasil e migre para lá, posto o nível de segurança que a maior economia do mundo oferece.

Descomplicando a economia: CMN (1)
O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional e tem a responsabilidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando a estabilidade da moeda e o desenvolvimento econômico e social do País. O CMN é composto por três membros: Ministro da Fazenda (Presidente), Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão e Presidente do Banco Central.

Descomplicando a economia: CMN (2)
Dentre os principais atributos dessa instituição, destacam-se: adaptar o volume dos meios de pagamento às reais necessidades da economia; regular o valor interno e externo da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos; orientar a aplicação dos recursos das instituições financeiras; propiciar o aperfeiçoamento das instituições e dos instrumentos financeiros; zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras e coordenar as políticas monetárias, creditícias, orçamentárias e da dívida pública interna e externa. A recente decisão em introduzir meta contínua, ou seja, não utilizar o ano-calendário e sim períodos diferentes, como por exemplo, 18 a 24 meses, faz parte das atribuições do CMN.

Finanças do lar: o que evitar
É normal, quando se trata de finanças do lar, que as pessoas peçam digas de como tirar o maior proveito da gestão financeira da casa. Vamos aqui alertar para o que deve ser evitado. A primeira coisa a ser evitada é não considerar sua renda efetiva. Muitas famílias vivem no mundo irreal. Adotam um padrão de vida incompatível com sua renda, exagerando nos gastos para manterem seu estilo de vida. Seja realista e tenha clara noção do quanto é sua renda líquida disponível.

Evite gastos com combustíveis
Muitas famílias fazem compras pequenas e mais frequentes em supermercados. Esta prática pode até ocorrer, contudo, o peso do preço dos combustíveis deve ser considerado. Caso a parada no supermercado, esteja em seu trajeto, tudo bem, mas sair de casa para efetuar pequenas compras, indo toda semana, pode elevar o custo no transporte. Compras maiores uma vez por mês podem trazer economia.

Evite “blindar” os filhos
Muitos pais e responsáveis acreditam que estão fazendo um bem aos filhos ao não falar de dinheiro. Esta “blindagem’ deve ser evitada. Os filhos não podem pensar que seu orçamento é infinito. Um jogo limpo explicando a real situação financeira da casa é a melhor maneira de conquistar cumplicidade e disciplinar os gastos. Invista em educação financeira dos filhos.

Evite compras por impulso
Cada centavo do orçamento deve ser valorizado, portanto, planeje seus gastos e evite comprar por impulso. Considere sempre se aquele produto atenderá alguma necessidade efetiva e sua compra neste momento é realmente necessária.

Evite comprar só porque está na promoção
Muita gente é seduzida pelas promoções. Nem passava pela cabeça e tampouco estava planejada aquela compra, mas o fato de estar em promoção estimulou o consumo. Na mesma linha das compras por impulso, evite adquirir bens ou serviços sem necessidade.

Mude já, mude para melhor!
O tempo passa, os filhos crescem e cada um procura e encontra seu caminho. Ter a tranquilidade de ter oferecido boa educação e valores, é recompensador. Sempre é tempo para mudar. Mude já, mude para melhor!

Comentários

Comentários