A Coluna Animal dessa semana vai tratar dos animais achados e perdidos, o que podemos fazer quando nos deparamos com a perda de um pet ou quando achamos um pet nas ruas como conseguimos ajuda-lo a voltar para casa o quanto antes? Essas e outras respostas você terá na nossa Coluna. Diariamente nas redes sociais observamos várias postagens de animais perdidos, sejam eles cães, gatos, pássaros, coelhos, porquinhos da índia etc. No entanto, observamos que na ânsia de a pessoa que achou o pet ou que perdeu acaba deixando de colocar algumas informações básicas e de suma importância para que esse pet ou o tutor seja localizado.
Pets perdidos: Primeira coisa é localizar uma foto do pet atualizada e caso ele esteja usando uma roupinha ou algum acessório como gravatinha, lacinho é bom citar a cor e modelo. Um exemplo: a foto do pet com a informação de que o cãozinho estava usando uma roupinha de frio na cor azul. Segunda coisa a se fazer é anunciar essa foto em rede social, citando a cidade, o bairro, um ponto de referência em que o pet se perdeu. Colocar telefone do tutor, de preferência celular com whats app. Assim facilitará para que qualquer pessoa possa ligar ou mandar mensagem falando que localizou o pet.
Pets achados: Caso você encontre um pet é importante tirá-lo das ruas para evitar que desapareça, levando-o pra casa ou internando em um hotel pet ou clinica veterinária, dependendo da situação do pet. Se ele estiver debilitado, é interessante que passe por uma consulta veterinária e seja internado na clínica para que fique em observação, se aparentar estar saudável pode ser levado para a casa de quem achou ou ser hospedado em um hotel próprio para pet. Em seguida, é importante tirar diversas fotos e postar em redes sociais colocando informações tais como cidade, bairro, ponto de referencia em que o pet foi encontrado, e o contato de quem o encontrou. Nas redes sociais existem grupos específicos para divulgação de pets achados e perdidos próprios de cada cidade, por exemplo, “animais achados e perdidos em Bauru”
Em se tratando de animais bravios, como alguns cães de grande porte, que acabam por deixar a população temerosa, é possível ligar no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Bauru no telefone 31038050 de segunda à sexta, das 8 `as 17 horas para que o órgão público faça a apreensão desse animal ou no 193 Corpo de Bombeiros (aos fins de semana e nos horários em que o CCZ estiver fechado). Muitos cães de raças tidas como perigosas são mansos, porém, por estarem na rua, podem sentir medo e acabar atacando alguns transeunte. Por isso, a importância do acolhimento desse animal para protegê-lo também.
Por último, é muito importante trabalhar com a prevenção, ou seja, tomar atitudes para evitar que o animal se perca, como prender o animal quando abrir ou fechar portões, passear com animal somente na guia própria para raça e tamanho dele, não deixar o pet sair sozinho na rua para dar voltinhas, pets são como crianças, não devem sair sozinhos porque não compreendem os riscos de estarem na rua, tais como atropelamentos, envenenamentos e mesmo o sumiço do animal. Cuide do seu pet com amor, seja responsável por ele, esse é um dos princípios da guarda responsável. Quem ama, cuida!