COLUNISTA

Programa de Castração da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru e da Agrosolo

Por Thaís Viotto | 27/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

A Coluna Animal dessa semana traz ótimas notícias: o programa de castração da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru em parceria com a Agrosolo chegou em um número de castrações de cães e gatos em situação de vulnerabilidade sócio- econômica, nunca visto antes em Bauru.

A castração é uma cirurgia de extrema importância tanto para a saúde humana quanto para a saúde animal. No que diz respeito a saúde humana, quanto mais animais castrados, menos zoonoses são transmitidas para as pessoas e no que diz respeito a saúde animal, no caso das femeas, a castração previne tumor nas mamas e infecção do útero (piometra) e no caso dos machos, evita câncer na próstata.

A castração também torna o animal mais caseiro, já que ele perde o instinto de se reproduzir, sendo assim, o animal ficando mais em casa, diminuem os riscos de acidentes nas ruas, atropelamentos, envenenamentos e briga com outros animais que podem levar o pet a óbito. Em especial os gatos que são mais difíceis de conte-los dentro de casa, já que é um animal de natureza livre que gosta de viver plenamente sua independência. A castração evita, também, que mais animais nasçam e passem frio, fome e todo tipo de infortúnio que pode ocorrer com os filhotes de cães e gatos que nascem nas periferias da cidade, sem que haja um controle eficiente da população de animais que nascem nas periferias por parte do Poder Público.

Bauru até conta com um programa de castração da Prefeitura existente já há alguns anos, porém os números demonstram ineficiência do programa que até agora chegou em uma média de 200 animais castrados, considerando que temos uma cidade de mais ou menos 400 mil habitantes, uma cidade de porte médio, e nas periferias o que mais vemos são cães e gatos, extremamente, magros, debilitados e em situação precária. A castração evitaria que muitos animais nascessem e acabassem sofrendo pela falta de condições para viver em locais de extrema vulnerabilidade socio-econômica.

Nesse programa de parceria entre Agrosolo e Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru, até agora, temos mais de 650 animais castrados entre machos e femeas, caninos e felinos, considerando a data de julho de 2021 a abril de 2023. Mais especificamente temos: de felinos castrados entre machos e femeas: 370 felinos, sendo 198 gatas e 172 gatos. Cães: temos 280 no total, sendo 226 cachorras e 54 cachorros. Lembrando que todos os animais são de famílias de extrema vulnerabilidade social, pessoas que encontram muita dificuldade para até mesmo conseguir informações sobre a importância da castração dos pets, o que dirá então conseguir que seu pet seja castrado pelo Poder Público. O valor investido nesse programa de castração até a presente data foi de R$ 80. 483, 05.

Queremos agradecer a parceria de excelência da Agrosolo com a Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru e parabenizar a iniciativa que tem feito toda a diferença na vida dos animais e de seus tutores que puderam ter acesso a castração de seus pets, com profissionais de ótima qualidade e em clínicas com toda a estrutura para um bom atendimento.  Agradecemos também a todas os veterinários parceiros pelo trabalho de excelência que tem prestado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.