COLUNA

Ascensão de Jesus e Missão

20/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Chegou a hora de Jesus subir ao céu para junto do Pai. A promessa do Pai revelada por Jesus será cumprida pelo Batismo no Espírito no dia de Pentecostes. Na Missa desta solenidade da Ascensão do Senhor ouvimos nos Atos dos Apóstolos 1,1-11 o relato resumido do que aconteceu nesses quarenta dias depois da ressurreição de Jesus, das suas aparições, mostrando-se vivo com numerosas provas, das suas instruções dadas aos apóstolos, do Reino de Deus de que tanto já havia falado. Inclusive os Atos recordam que Jesus em certo dia ordenou aos apóstolos para que não se afastassem de Jerusalém, mas esperassem a realização das promessas do Pai de que receberão o Espírito Santo que descerá sobre eles com o seu poder, a fim de irem à missão, como suas testemunhas em toda a Judéia, a Samaria e os confins da terra. E no Evangelho de São Mateus 28,16-20 ouvimos que os onze foram para o monte da Galiléia, conforme foi indicado por Jesus, onde Ele os recebeu, indo para perto deles dizendo-lhes: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!" E antes de subir ao céu à vista deles, concluiu com estas consoladoras palavras, que vêm nos animando na nossa vida cristã rumo à casa do Pai: "Eis que Eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo".

Peço a sua licença para retornar à crônica da nossa vida cotidiana. A crise moral que se abate sobre os quadros das estruturas fundamentais da república e das pessoas mais importantes do nosso Brasil faz o nosso povo gritar aos céus: "Vem, Senhor, vem nos salvar!" Como o Senhor ouviu os gritos do seu povo na escravidão e Ele mesmo desceu do céu para libertá-lo e ser o seu pastor, precisamos da nossa parte perseverar, como é tradição na Igreja, assíduos na oração, como se tudo dependesse dEle, e firmes na ação pessoal e comunitária contra a corrupção, como se tudo dependesse de nós.

Não se pode calar a voz e deixar de gritar que o problema de base é moral, a perda dos valores fundantes que ainda se veem, graças a Deus, presentes na parte sadia da sociedade, das boas famílias, dos heróis trabalhadores, dos honestos empresários, dos corretos políticos, dos justos juízes, dos impolutos governantes. Mas está difícil de se encontrar pessoas de bem e de virtude que restaurem a nossa república. É preciso sairmos, com lâmpadas acesas, às ruas e às praças à sua procura.

Que saudades que tenho da minha infância passada na roça, no pequeno sítio de meu pai e seus três irmãos, em minha querida Pirajuí/SP. Ao redor de nós, outros sitiantes, fazendeiros e colonos viviam do cultivo do café. Os valores que norteavam a vida dessa gente eram: religião, família, trabalho e educação. Nunca meus pais disseram a nós, os filhos: O objetivo último da vida é riqueza e poder. Ao contrário, o objetivo é ter fé, trabalhar e estudar para formar a própria família e ser feliz. As virtudes básicas são: honestidade, honradez, justiça, respeito, sobriedade, fidelidade aos seus compromissos e deveres, fé em Deus e caridade. Enfim, evitar os vícios e praticar as virtudes. "Liberté, Egalité, Fraternité" da revolução francesa não tinham chegado por lá.

O Papa Francisco, falando sobre a corrupção, levantou essa questão: "por que nasce a corrupção na pessoa?" Explicou que "a corrupção é quando o pecado entra lentamente na tua consciência e não deixa espaço nem sequer para o ar, e tudo se torna pecado: Isto é corrupção". Há a corrupção nos negócios públicos e privados, corrução de legalidade, legalismo, autoritarismo, na política e economia. Na Bíblia há reis, juízes, religiosos, patrões corruptos. O Papa diz que é oportuno interrogar-nos se somos corruptos ou não. Se alguém se reconhecer corrupto, então, deve reconhecer o seu erro, procurar não pecar mais, pedir perdão e retomar o caminho do bem e da virtude.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.