COLUNISTA

Rita Lee: defensora dos Direitos Animais.

Por Thaís Viotto | 13/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru)

A Coluna Animal dessa semana vai fazer uma homenagem a cantora Rita Lee, que nos últimos anos de sua vida, dedicou-se a falar pelos animais, foi grandiosa na defesa dos Direitos dos Animais (veganismo).

Rita Lee teve grande importância na defesa dos Direitos Animais, pela primeira vez no Brasil, uma cantora se dedicou tanto a causa animal, a expor toda a exploração que os animais são submetidos pelo seres humanos, verdadeiro regime de escravidão.

Em sua casa, ela já teve até uma jaguatirica como pet, depois que a resgatou de uma loja onde sofria maus-tratos. Já participou ativamente do resgate de uma ursa – a qual inspirou seu livro “Amiga Ursa” e, ao lado de Chico Cesar, protestou contra a prática de rodeios e vaquejadas na música "Odeio Rodeio": “Me tira a calma / Me fere a alma / Me corta o coração / Se é luxo ou é lixo / Quem sabe é o bicho / Que sofre o esporão”.

Rita Lee expondo toda a exploração e sofrimento em que são submetidos os bovinos que participam de festas do peao e rodeios  entrou em atrito com o cantor de música sertaneja Zezé De Camargo, que defendia que nesses eventos, os bovinos não sofriam maus tratos. Sim, infelizmente, eles sofrem porque durante o rodeio para que o bovino pule e derrube o peao de boiadeiro que estava montado nele, é  obrigado a usar o sedem, uma cinta que aperta seus testículos ao máximo e por isso pula para tentar se livrar da dor provocada pelo instrumento de tortura.

Assim, a Coluna Animal se despede dessa grande cantora e ativista pelos Direitos Animais, nossa eterna gratidão e admiração. R.I.P Rita Lee Jones. " O maior luxo da vida é dar amor aos animais e ter uma horta".

Outro episódio em que a cantora se envolveu foi na defesa da ursa Rowena, que foi obrigada a trabalhar em circo e acabou sendo encaminhada para um zoobotanico no Nordeste, local em que esse animal sofria muito com as altas temperaturas durante o ano inteiro praticamente. Após muita luta, a ursa foi transferida para um santuário de animais localizado no Estado de São Paulo, cujo clima é  mais ameno e propício para os últimos anos de vida da ursa que terá como sua morada final esse local. Rita  Lee escreveu um livro infantil sobre esse episódio. O livro chama "amiga ursa: uma história triste, mas com  final feliz".

Rita Lee: Defensora dos animais.

???? 31. 12. 1947

? 08. 05. 2023.

Referência: Canaldopet.ig.com.br

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.