Prezado leitor
Dia das Mães é sempre uma data especial — afinal, é o momento de celebrar a pessoa que mais ama a gente no mundo e nosso exemplo de cuidado e garra. Mas como presentear esse ser humano tão incrível e essencial nas nossas vidas?
Se você é filho ou se sua companheira é uma mãezona, esta coluna vai ajudar com algumas ideias que fogem dos presentes clássicos, mas que podem mudar a vida das mamães. Vamos nessa?
Cuidar da saúde: dê um empurrãozinho de presente
Quem ama a mamãe aí de casa sabe que saúde é um dos bens mais indispensáveis ao nosso dia a dia. E a saúde pode ser otimizada quando a gente se cuida, sabia? É comprovado que pessoas que se alimentam de forma saudável e praticam atividade física têm o sistema imunológico fortalecido. Por isso, esse estímulo pode ser um presente importantíssimo. Mas como?
→ Marque consultas com nutricionistas para que sua mãe comece com mais equilíbrio.
→ Também vale a pena marcar check-ups e exames para garantir que a saúde como um todo está indo bem.
→ Não negligenciar as idas ao dentista também é um cuidado que você pode ter com sua mãe, opções de clareamento, por exemplo, podem deixá-la com motivos extras para sorrir.
→ Dê um plano de academia (pilates, aula de dança, natação e demais esportes também valem) pra que ela saia do sedentarismo.
Você pode acompanhá-la nessa empreitada também!
Presenteie com rituais de autocuidado
A autoestima é muito benéfica e pode vir de pequenos rituais de autocuidado, como usar cremes anti-rugas, filtro solar, cuidar do cabelo, fazer pausas no dia etc. Se sua mãe não se importa tanto com autoestima, bora consertar isso?
→ Leve sua mãe a uma consulta dermatológica. Assim, o especialista já checa manchas e pintas e a saúde da pele como um todo, além de indicar os melhores produtos para usar.
→ Se sua mãe já gosta de se cuidar, a dica é fechar um pacote de tratamentos com o dermatologista, como toxina botulínica, microagulhamento, peelings e demais opções que façam sentido à pele da mamãe.
Dê tempo de presente
Quantas vezes a gente não conversa com a mãe só para reclamar da vida? Coisas que nem vão ter tanta importância no longo prazo, já reparou? Então, pense duas vezes antes de reclamar e converse com sua mãe com todo o tempo do mundo.
→ Leve a mami para fazer passeios relaxantes e desestressantes, de uma ida a uma cafeteira ou parque a uma viagem, só vocês ou mais pessoas próximas da família.
→ Deixe sempre claro que ela não está sozinha e ofereça suporte quando for necessário.
→ Outra opção é fazer curso junto da mami, pintura, artesanato, línguas e cia.
Ajude-a com a saúde mental
Nem toda mãe está familiarizada com questões que envolvam terapia e cuidado com a mente. Por isso, vale a pena conversar sobre o tema e até incentivá-la a fazer terapia. Ser mãe envolve uma sobrecarga muito grande — filho, casa, marido, tudo vem antes de suas vontades. Ajude ela a entender que as próprias vontades precisam ser prioridade.
→ Você pode começar marcando algumas sessões de terapia pra ela.
→ Também vale a pena conversar com as pessoas ao redor, sempre que possível, para que não a sobrecarregue.
Prepare um dia especial
Que tal ir para a cozinha e preparar você mesma uma comida especial com os demais membros da família e deixar a mami de folga? Outra opção é preparar várias atividades que fujam da rotina para que o fim de semana fique marcado na memória.
O principal, no Dia das Mães, é criar boas memórias e mostrar para sua mãe que ela pode sempre contar com você. Aproveito para deixar registrado aqui meu carinho especial a todas as mães e desejar um ótimo dia.
Um forte abraço e até o próximo domingo!
Daniela Hueb
Médica, CRM-SP 96.027