
Após a depredação das estátuas de Pedrinho e Narizinho, personagens clássicos do Sítio do Picapau Amarelo, obra do escritor taubateano Monteiro Lobato (1882-1948), a prefeitura do município irá instalar uma proteção de acrílico no entorno das esculturas para tentar coibir a ação de vândalos.
A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do município afirmou a OVALE que as esculturas, localizadas na praça Oito de Maio, no centro da cidade, já foram depredadas quatro vezes -- a última delas ocorreu em outubro do ano passado.
Relembre o caso: Vândalos driblam vigilância, atacam monumento e arrancam cabeças de Narizinho e Pedrinho
O município, reconhecido desde 2011 como a Capital Nacional da Literatura Infantil, contatou o autor da obra e aguarda um orçamento para verificar a viabilidade ou não da realização de reparos.
À reportagem, a Secretaria de Segurança informou que fortaleceu as rondas no local com a GCM (Guarda Civil Municipal), como forma de coibir os atos de vandalismo. “Realizamos continuamente operações e patrulhamentos com a GCM para garantir a proteção e preservação dos espaços, prédios e patrimônios públicos da cidade”, diz trecho da nota da prefeitura enviada a OVALE.
Questionada sobre a proteção de acrílico no entorno das estátuas e se a medida será aplicada em outros monumentos do município, a prefeitura ainda não havia respondido a OVALE até o fechamento da reportagem.