RISCOS

Pincéis para maquiagem: olho neles!

Pesquisa mostra que usar os utensílios sem higienizá-los com frequência traz riscos

23/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Freepik

Deixar os pincéis sujos aumenta o risco de transferir bactérias
Deixar os pincéis sujos aumenta o risco de transferir bactérias

Muitas pessoas acham que a recomendação de limpar os pincéis de maquiagem após cada uso é exagerada. Mas um novo estudo talvez as faça mudar de ideia. A pesquisa, conduzida pela Spectrum Collections, marca britânica de pincéis para maquiagem e cosméticos, revelou que a limpeza incorreta desses utensílios pode deixá-los com mais bactérias do que o assento do vaso sanitário, segundo informações do jornal "Mirror".

Os pesquisadores analisaram o armazenamento de dois conjuntos de pincéis, um limpo e um sujo, em cinco locais diferentes: a penteadeira no quarto, a bolsa de maquiagem, uma bolsa exclusiva para pincéis de maquiagem, uma gaveta para pincéis e um suporte no banheiro. Após duas semanas, eles compararam as bactérias presentes nos utensílios com as de um assento do vaso sanitário.

Os resultados revelaram que todos os pincéis sujos continham a mesma quantidade ou mais bactérias do que o assento da privada, independentemente de onde os utensílios para maquiagem foram armazenados. Foram encontrados vestígios potenciais de E.Coli, levedura e mofo que podem levar a infecções fúngicas. Já os pincéis limpos apresentaram significativamente menos bactérias.

A pedido da Spectrum Collections, a cientista cosmética Carly Musleh analisou os resultados. Ela alertou que deixar os pincéis sujos aumenta a probabilidade de transferir bactérias para o rosto.

“Usar pincéis sujos pode aumentar o risco de causar um desequilíbrio na comunidade microbiana saudável e levar a um aumento no número de micróbios patogênicos que podem causar surtos ou problemas mais sérios, como impetigo (infecção na pele) ou infecções estafilocócicas”, explicou a cientista.

Uma segunda pesquisa realizada pela empresa com sua base de clientes revelou que a maioria das pessoas limpa os pincéis, em média, de duas em duas semanas, sendo que 20% admitiram fazer essa higienização uma vez a cada um a três meses.

Hannah e Sophie Pycroft, cofundadoras da Spectrum Collections, orientam que os pincéis de maquiagem sejam limpos pelo menos uma vez por semana para remover as bactérias. A higienização correta inclui lavar os utensílios com água e sabão neutro, mas é importante não esquecer de limpar o centro e a parte inferior das cerdas, porque esse pode se tornar um espaço onde as bactérias se acumulam.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.