COLUNA

Não dê coelhos de presente, eles são seres sencientes

08/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Thais Viotto

A Coluna Animal dessa semana traz informações sobre a espécie de animal queridinha da páscoa: o coelho. E para trazer uma explicação técnica sobre esses animais, convidamos a médica veterinária Dra. Raquel de Melo Simionato e Carvalho Carreira, CRMV-SP 53.870. A médica nos informa que os coelhos são fofos, peludos e de derreter os corações da criançada e até dos mais velhos, são apresentados como símbolo dessa data temática. Porém, o que não contam é a triste realidade que acontece com a maior parte dos coelhos, após o feriado.

Coelhos são lagomorfos, ou seja, são parentes dos roedores e precisam usar seus conhecidos grandes dentes para roer comida, madeira, brinquedos, e também tudo que tiver pela frente! Além disso, suas fezes são em formato de bolinhas e cada indivíduo é capaz de produzir 300 – sim, trezentas – bolinhas todos os dias. Esse lado que ninguém conta na hora de vender um coelho é o que faz milhares de coelhos serem abandonados todos os anos após o feriado de páscoa.

Coelhos são considerados pets não convencionais e necessitam de cuidados especiais, inclusive um médico veterinário especializado em espécies exóticas. Eles não vivem em gaiolas, nem podem comer cenouras todos os dias como se fosse seu principal alimento! Na verdade, eles devem viver soltos em locais seguros e adaptados para eles ou em cercadinhos, devidamente planejados. Além disso, a alimentação deles é baseada em feno de capim, que deve ser oferecido o tempo todo, e ração própria para coelhos deve ser ofertada em pequenas quantidades. Petiscos devem ser oferecidos esporadicamente, assim como é para nós! E cenouras são consideradas petiscos, assim como frutas! Uma pequena rodela a cada 3 dias é mais do que suficiente.

Para distração deles, brinquedos de madeira atóxica podem ser dados, assim como brinquedos com feno dentro, para que eles desgastam os dentes, que crescem a vida toda! Coelhos são muito sensíveis ao calor, então é importante ter em mente que eles devem ficar num local fresco e arejado, e quando a temperatura começar a subir e passar dos 25ºC, é interessante ter formas de resfriar o ambiente.

Mas, mais importante do que tudo isso é saber que eles são animais, e, portanto, sentem dor, frio, calor, estresse, ficam tristes e felizes. Por isso, não os maltratar é básico! Inclusive é crime previsto em lei federal 9.605/98.

Não dê coelhos como presente de páscoa! Eles são vidas e não brinquedos.

Thais Viotto É Presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA) e da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CDPA OAB Bauru).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.