COLUNISTA

Campanha de Adoção de Cães e Gatos no CCZ de Bauru nesse fim de semana

11/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min

A Coluna Animal dessa semana vai trazer um assunto para lá de especial: a campanha de adoção de cães e gatos que foram acolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses de Bauru e agora estão à espera de um lar para chamar de seu.

Diariamente vemos nas ruas ou nas redes sociais, cães e gatos que naquele momento de suas vidas precisaram de acolhimento, seja em situação de maus tratos ou abandono. Alguns foram acolhidos pelo Centro de Controle de Zoonoses de Bauru. Foram vermifugados, vacinados e castrados e já estão disponíveis para uma segunda etapa que é a adoção. São cães e gatos machos e fêmeas, adultos e filhotes que precisam de um lar, de uma família, afinal de contas, a passagem pelo CCZ deve ser temporária, os animais sentem faltam de uma rotina de casa, de família, de pessoas que possam cuidá-los como se fossem mais um integrante da família. Para o ser  humano, temos alguns benefícios por adotar um pet tais como: são bons companheiros, reduzem o estresse, diminui a depressão, faz cair o risco de alergias em crianças, faz bem ao coração, reduzem o risco de AVC.

Mas antes de adotar, o pretenso adotante deve analisar as seguintes questões: Tenho tempo para cuidar do pet? Tenho espaço físico para coloca lo (em especial os cães que precisam de um espaço maior para correr e brincar)? Tenho condições financeiras de mantê-lo com uma boa ração, consultas veterinárias frequentes, exames e tratamentos se forem necessários? Tenho condições de comprar remédios para mantê-lo longe de pulgas e carrapatos? Caso viaje, tenho com quem deixar o animal ou alguém para ir cuidar desse animal? Estou ciente de que um animal é responsabilidade por mais ou menos 10 anos ou mais? Respondida todas essas perguntas, caso a pessoa que pretende adotar, more com mais alguém, essa outra pessoa também gosta de pets?  Vai ajudar a cuidar? Vai gostar se o animal for adotado?

Outra coisa a ser ponderada: os animais levam um tempo para se adaptarem a nova casa, nova família e nova rotina, portanto tenha paciência com ele porque para ele tudo é uma grande novidade. Animais levam pelo menos uma semana para se desestressarem, três semanas para começarem a entender sua rotina e três meses para se sentirem em casa, portanto, tenha paciência e de uma chance a eles. Não os abandone ou doe sem nenhum critério. Abandono de animais é crime previsto na Lei Federal 9.605/98, artigo 32 e Lei Federal 14.064/20.

Abra seu coração e as portas de sua casa para um novo pet do CCZ de Bauru. Será uma experiencia para você e para ele. Pense nisso! O evento acontecerá na sede do CCZ de Bauru na Rua Henrique Hunziquer, quadra 1, sem número, Jardim Bom Samaritano, próximo ao Cemitério do Redentor, das 9 às 12 horas, nos dias 11 e 12 de Março (sábado e domingo). Para adotar um pet é necessário levar um comprovante de endereço atualizado (com menos de 3 meses) e um documento pessoal.

Thaís Viotto

Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru/SP (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.