
Lençóis Paulista - Na manhã deste sábado (4), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru) identificou uma grande quantidade de peixes mortos no Lago da Prata, que fica no Parque do Povo. O prefeito Anderson Prado de Lima determinou a investigação dos fatos.
Em nota, a Prefeitura de Lençóis informou que a pasta coletou peixes e amostras de solo e de água, no lago e às margens, à montante e à jusante, que serão enviados para análise e verificação da causa da morte na segunda-feira (6).
"A Polícia Ambiental também foi acionada para acompanhar o caso", declarou a Secretaria. "Com a morte dos peixes, a Secretaria do Meio Ambiente pede que pescadores suspendam a pesca e não consumam peixes do local".
Equipes da Defesa Civil, além do prefeito, também acompanharam a vistoria. "É necessário identificar se é um caso natural ou se foi ocasionado por uso de produtos químicos em áreas de preservação permanente", ressalta a nota.
REBAIXAMENTO
No fim do ano passado, a Coordenadoria de Defesa Civil de Lençóis Paulista realizou o rebaixamento do Lago da Prata com o objetivo de prevenir o impacto no período intenso de chuvas, de janeiro a março, e reduzir o risco de enchentes e alagamentos.
O rebaixamento é feito por meio da retirada das lâminas de contenção, o que faz com que o volume de água que escoa do córrego da Prata para o rio Lençóis seja reduzido, evitando sua elevação e minimizando o risco de transbordamento.
Em postagens nas redes sociais, algumas pessoas cogitaram a possibilidade da morte dos peixes ter relação com essa redução do volume de água, e a consequente queda no nível de oxigenação. Outras acreditam que produtos químicos usados em plantações podem ter causado a contaminação da água.