ALERTA

Carnaval e rua e telefone celular: medidas indispensáveis

Por José Milagre | 18/02/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Para você que pretende participar do carnaval de rua, preparei importantes dicas de segurança para não ter uma tremenda dor de cabeça em caso de perda, furto, acesso indevido ou roubo do seu celular. Vamos a elas!

Cenário Ideal
Sejamos francos, o ideal seria não levar o celular às ruas com acesso a apps bancários, ou pelo menos desinstalar estes apps neste período. Ou, ainda, manter apenas um app financeiro, que não concentre todos os seus fundos, mas isso é difícil ou impossível, portanto, usar medidas de segurança são fundamentais.

Preventivamente

a) Deixe anotado o número de operadora, bancos, e deixe em mãos o seu código de IMEI do aparelho. Teste pelo menos uma vez o serviço de rastreamento, exclusão remota e bloqueio do dispositivo e tenha esses links por perto. Só não vale anotar no bloco de notas do celular!

b) Ative senha de tela, diminua tempo de bloqueio e ative também a senha do chip (pin).

c) Use apps que ocultam os aplicativos críticos, como bancos e corretoras.

d) Os sistemas também permitem ocultação de fotos e arquivos, não mantenha arquivos sensíveis no celular ou oculte os mesmos.

e) Não manter o e-mail usado para recuperação de senhas dos apps do celular no mesmo celular.

f) Não utilize autenticação com duplo fator SMS, prefira um app autenticador e de preferência com proteção biométrica para acessá-lo.

g) desative os pagamentos por aproximação contactless.

h) Para rede sociais ou e-mail, não deixe estes apps conectados automaticamente no celular ou mesmo com senhas salvas.

Caso tenha sido vítima
a) No minuto seguinte ative o bloqueio remoto, exclusão remota, rastreio e bloqueio do número na operadora.

b) Restaure seu número em um outro chip, o mais rápido possível.

c) Faça contato com bancos, fintechs e operadoras de cartão para bloquear contas online ou se tiver a conta também em outro celular ou acesso web, proceda a troca de senhas.

d) Troque todas as senhas dos seus aplicativos especialmente g-mail e icloud (que são vinculadas ao aparelho, comumente).

e) Avise em redes sociais e outros meios que foi vítima, evitando que criminosos lesem outras pessoas.

f) Monitore seus dados pessoais e fique atento a mensagens estranhas em serviços que desconhece.

g) Cuidado com ligações pedindo confirmações e senhas ou informando que acharam seu celular e você precisa clicar em um link. Os bandidos, diante do celular travado, inventam desculpas para as vítimas para tentarem destravar o mesmo.

Golpe do site adulto
Esta semana tivemos diversas denúncias sobre um novo golpe que clona perfil de mulheres em redes sociais e oferece fotos e link a um site de conteúdo adulto. As vítimas então “pagam” com o cartão e tem o cartão clonado, poiso site é falso. No Youtube eu preparei um vídeo explicando e como se proteger! Acesse https://youtu.be/pOmnq_HxNnk e confira!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.