CARNAVAL

Comércio de Bauru vai abrir no Carnaval, inclusive na terça-feira

Ao contrário do que muita gente imagina, nem terça e nem quarta-feira são consideradas por lei como feriados

17/02/2023 | Tempo de leitura: 1 min
da Redação

Malavolta Jr./JC Imagens

O calçadão da Batista de Carvalho, no Centro de Bauru, estará aberto na terça e na quarta-feira
O calçadão da Batista de Carvalho, no Centro de Bauru, estará aberto na terça e na quarta-feira

O comércio de rua em Bauru vai funcionar em horário normal na terça-feira (21), com abertura às 9h e fechamento às 18h. O mesmo vale para o dia seguinte, Quarta-Feira de Cinzas. Nenhum dos dias é considerado feriado - seja por lei municipal, estadual ou federal.

O advogado Elion Pontechelle, assessor jurídico da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bauru, acrescenta que não haverá mudança de horário também neste sábado (18). A jornada será a mesma: das 9h às 18h.

"Muita gente acha que a terça-feira de Carnaval é feriado. Na verdade, estabeleceu-se um senso comum porque há uma tradição de não trabalhar, mas não há nenhuma convenção coletiva nos sindicatos ou orientação de empresas nesse sentido. Nem uma lei que classifique os dias como feriado", explica Pontechelle.

"Algumas empresas que não funcionavam neste dia apenas respeitavam uma tradição", reitera o Sindicato do Comércio Varejista de Bauru e Região (Sincomércio). "Sendo a terça-feira um dia normal de trabalho, não há necessidade de compensação no banco de horas", aponta.

Em anos anteriores, a terça-feira de Carnaval era considerada ponto facultativo entre os comerciantes. Aqueles que optassem por abrir as portas, porém, tinham de negociar as condições do trabalho com seus colaboradores.

Os shoppings, por sua vez, também seguem horário normal - das 10h às 22h.

A Prefeitura de Bauru ainda não informou se decretará ponto facultativo no Carnaval. No ano passado, o trabalho foi optativo na segunda, terça e quarta-feira.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.