TECNOLOGIA

Inovação e tecnologia na odontologia integrativa

Por José Milagre | 11/02/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Divulgação

Patricia Moralles fala sobre as inovações no segmento odontológico e sobre a odontologia integrativa
Patricia Moralles fala sobre as inovações no segmento odontológico e sobre a odontologia integrativa

Conversei hoje com a dra. Patricia Moralles, dentista há 25 anos e especialista em Endodontia pela Universidade de São Paulo FOB-Bauru. Elas nos conta sobre as inovações no segmento Odontológico e sobre a Odontologia Integrativa

O que é a Odontologia Integrativa?
Patricia Moralles -
A Odontologia Integrativa analisa o ser humano como um todo, integrando todas as partes do paciente, indo muito além dos dentes. Quando o paciente é recebido em nosso consultório, o atendimento é personalizado , com uma anamese completa sobre a sua saúde geral. Observamos então a condição sistêmica desse paciente, onde quase a totalidade dos indivíduos neste planeta  estão  com o seu organismo muito inflamado, com altos índices glicêmicos, stress aumentado, intoxicados por medicamentos, produtos químicos, parasitas,  metais pesados, péssima alimentação,  dormindo e respirando mal, comprometendo o resultado dos procedimentos odontológicos e sua qualidade de vida. Portanto buscamos o  reestabelecemos dos pilares  da saúde, no intuito de proporcionar mais saúde, melhora da autoestima, vitalidade e qualidade de vida.

Como as pessoas se beneficiam da Integrativa?
Patricia Moralles -
Ao realizar um tratamento com um dentista integrativo, o paciente recebe um tratamento individualizado, avaliamos a saúde do paciente antes de qualquer procedimento odontológico, reequilibrando o seu sistema imune, recebendo uma detoxificação e desparasitação, responsável por muitas lesões e dores nos tecidos bucais. Atuamos preparando da melhor maneira o seu terreno biológico para um melhor resultado numa harmonização orofacial, diminuição de  insatisfação do tratamento por depressão, melhora na qualidade do sono e  respiração, reequilíbrio do sistema neural com liberação de campos interferentes e dores reflexas, bioestimulação com ozonioterapia, com melhores resultados em cicatrização e descontaminação, dessa forma evitando possíveis intercorrências e potencializando melhores resultados nos tratamentos do tecido ósseo, tecido gengival, muscular e articular.

Tecnologia e odontologia andas juntas?
Patrícia Moralles -
A odontologia atua na área mais especializada do corpo humano, na boca,  cabeça e pescoço. Em nosso crânio reside a mais alta tecnologia do corpo humano. E, logicamente,  a engenharia sempre se unindo a ciência nos entrega cada vez mais aparelhos, equipamentos e materiais de última geração proporcionando maior conforto, melhores resultados, excelente durabilidade e resistência nos tratamentos. Foi lançado no último CIOSP ( Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo) o primeiro aparelho de ozonioterapia odontológico do Brasil, e inúmeros materiais restauradores de última geração, materiais mais biológicos, scaners de alta resolução inserindo a odontologia no fluxo digital, tratamentos com microscópios incríveis,  cada vez com mais novidades e sempre visando o melhor para nossos pacientes.

Qual a área da odontologia que mais evoluiu nos últimos anos?
Patrícia Moralles - 
A odontologia é uma das áreas da saúde que mais evolui.  Acompanho essa evolução há 25 anos desde que me formei, houveram grandes mudanças,  a preocupação em retirar matérias tóxicos do corpo do paciente, como por exemplo os metais, a inserção do fluxo digital e as impressoras 3D, matérias  biocompativeis e estéticos com excelente resistência, a inclusão de novas áreas como a harmonização orofacial, a ozonioterapia, terapia neural, acupuntura, homeopatia e antroposofia, grandes evoluções. Porém no meu dia a dia clínico, a área que vejo uma transformação incrível é a Endodontia (tratamento de canal), com Raio X digital e portátil, menos radiação e contaminantes dos líquidos reveladores e fixadores das antigas películas radiográficas, diminuindo a contaminação do meio ambiente e menor exposição de radiação para o paciente.

E o futuro?
Patrícia Moralles -
Vejo e desejo uma melhora na saúde e qualidade de vida do ser humano, com tantos avanços na tecnologia,  excelentes profissionais de todas as áreas da saúde integrativa cada vez mais focados na saúde do ser humano, com o reestabelecimento dos pilares da saúde, diminuição  da ingesta de açúcar e  alimentos inflamatórios, prática de atividade física, dormir bem, cuidar do intestino, suplementar as deficiências nutricionais, cuidar dos pensamentos e emoções. Está cada vez mais claro o caminho correto a seguir, trazendo cada vez mais consciência e autorresponsabilidade  para todas as pessoas. Use seu corpo com sabedoria, ele vai te responder à maneira como você o trata.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.