ASSUME VAGA

Raul assume vaga na Alesp amanhã e quer foco em hospitais do município

Médico e ex-vereador terá mandato de 42 dias; ele assume a vaga de Bruno Ganem, que foi eleito deputado federal

Por André Fleury Moraes | 31/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Médico e ex-vereador Dr. Raul vai apresentar projetos em coautoria para garantir tramitação dos textos
Médico e ex-vereador Dr. Raul vai apresentar projetos em coautoria para garantir tramitação dos textos

O médico e ex-vereador Raul Paula Gonçalves, o Dr. Raul (Podemos), assume nesta quarta-feira (1.º) uma cadeira como deputado estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Ele terá um mandato de 42 dias e vai ocupar a vaga de Bruno Ganem, que foi eleito deputado federal e cuja posse em Brasília acontece no mesmo dia.

Raul já tem pelo menos sete projetos engatilhados, mas deve focar sua atuação - ainda que curta - em defesa dos hospitais de Base e das Clínicas, ambos localizados em Bauru. O médico chegou a se reunir com a diretoria do HC para discutir propostas à instituição.

"Temos um hospital [o HC] praticamente pronto. Uma estrutura de fomento mensal garantida. Agora precisamos equipá-lo", defendeu Raul em entrevista ao programa Café com Política, uma parceria entre o JC e a 96FM, na sexta-feira (27). Ele pretende, inclusive, convocar uma audiência pública para debater o futuro do HC em Bauru.

Desde que soube que tomaria posse na Assembleia, ainda que interinamente, Raul passou a entrar em contato com deputados e interlocutores do parlamento para garantir a viabilidade de seus projetos.

Uma de suas estratégias é assinar as propostas em coautoria com outros deputados, estes reeleitos, para garantir que o texto permaneça em tramitação após o fim de seu mandato de 42 dias.

Raul também pretende aprovar uma lei que dá prioridade a diabéticos nas filas de unidades de saúde em todo o Estado de São Paulo. Uma outra proposta, também de sua autoria, prevê a obrigatoriedade de realizar o exame de ambliopia em crianças menores de cinco anos.

Ambos os projetos, aliás, já existem em Bauru por iniciativa do próprio Raul, na época em que era vereador.

O médico também defende uma proposta que regulamenta uma espécie de "troca" de medicamentos entre os setores público e privado.

Se alguém precisa de um remédio na rede pública e o medicamento demora para chegar, esta pessoa poderá, segundo o projeto, requerer a droga no sistema particular. Depois, quando o remédio chegar pelo SUS, o sistema de saúde devolve o medicamento à rede privada.

OPORTUNIDADE

Peça conhecida no tabuleiro da política bauruense, Raul foi candidato a deputado estadual no ano passado e por pouco não foi eleito: ele obteve pouco mais de 34 mil votos e terminou na primeira suplência do Podemos na Assembleia.

Claro que um mandato como parlamentar, mesmo que curto, amplia a visibilidade do médico na política local. Sobretudo se seus projetos acabarem aprovados pelo plenário - o que seria, na prática, o maior trunfo de Raul nos últimos anos.

O médico, por sinal, admite que deve começar a discutir uma chapa de vereadores assim que voltar da Alesp. Raul é presidente do Podemos de Bauru e deve disputar novamente a prefeitura no ano que vem.

Um dos desafios, admite o médico, é conseguir bons nomes para disputar pelo Podemos em 2024. A próxima legislatura, afinal, terá quatro vereadores a mais do que a atual composição. Serão 21 parlamentares na Câmara.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.