Formas de ajudar animais que foram vistos na rua

Por Thaís Viotto | 28/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA)

A Coluna Animal desta semana traz algumas formas de ajudar os animais que vemos nas ruas, sejam perdidos ou situação de abandono. Todos os dias em nossas redes sociais vemos muitas postagens de cães, gatos, aves e outros animais aparentemente perdidos. O que podemos fazer para ajudar em uma situação assim?

O primeiro passo é tentar pegar o animal para evitar que ele fuja. Caso tenha conseguido pegar o animal, tire fotos bem nítidas e faça postagens nas redes sociais no seu perfil pessoal e em grupos de sua cidade de animais achados e perdidos. Marque seus amigos e conhecidos que tenham afinidade com esse assunto. Nessa postagem, coloque o máximo de informações, tais como: se o pet é macho ou fêmea, se usa alguma tipo de coleira, se tem alguma marca de identicação como alguma sequela ou um machucado. Também é muito importante colocar na postagem a cidade, o bairro em que foi encontrado e um ponto de referencia para quem ler o post logo identificar a região onde foi encontrado. E, por fim, colocar os dados de quem encontrou: nome e telefone, de preferência com WhatsApp para que a comunicação seja facilitada.

Em caso de felinos, de fato, é mais difícil resgatá-los. Mesmo assim é importante tirar fotos dele e publicar nas redes sociais, com as informações acima citadas, porque, por mais natural que pareça um gato estar na rua, ele pode ter casa e a família pode estar desesperada a sua procura. Em casos de aves que estão em árvores ou fios elétricos, também é importante tirar foto e postar o quanto antes, pois muitas aves acabam fugindo de casa e, por terem sido criadas em cativeiro, não conseguem sobreviver longe dos cuidados humanos.

Tente abrigar o animal resgatado em sua casa, procure por um serviço de hospedagem de pets ou alguma clínica veterinária que faça hospedagem em sua cidade. Esses serviços são pagos mesmo que o animal seja encontrado na rua. O dono do hotelzinho não tem a obrigação de hospedar um animal gratuitamente. ONGs e protetores podem não acolher por já estarem com muitos animais. Caso não possa ou não queira resgatar o animal até encontrar o tutor, pelo menos tire foto e divulgue nas redes sociais. Caso apareça alguém se dizendo tutor do pet, peça fotos do animal e veja se o animal reage quando vê essa pessoa. E, por último, na mesma foto que usou para divulgar o animal, escreva em cima da foto a palavra “encontrado”.

No caso de animais de grande porte vistos dentro da cidade, quem avistou deve ligar para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) no (14) 3103-8050, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Fora desses dias e horários, ligue na Policia Militar (190) para que ela acione o telefone de plantão do CCZ de Bauru. No caso de animais vistos em rodovia, a responsabilidade é da concessionária que administra o trecho. Por isso, anote o km em que o animal foi visto e avise a concessionária.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.