Ele passou dois anos tocando na quadra 5 do Calçadão da Batista de Carvalho até decidir que alçaria voos mais altos. Artista de Bauru, hoje, Matheus Zem, 24 anos, é atração musical nas ruas de Londres, onde busca viver de shows ao ar livre e juntar dinheiro para investir na carreira.
A viagem ocorreu em outubro de 2022, após ele também realizar uma turnê em São Paulo e outras capitais brasileiras como forma de adquirir mais experiência e angariar recursos. Ele conta que viver de música era um sonho antigo assim como viajar para o Exterior.
"Londres é um lugar muito cheio de turistas e os lucros aqui estão muito bons. Estou muito feliz com o resultado de tudo o que fiz. O sonho tem dado certo. Eu pago meu aluguel e vivo a vida com um salário mínimo. Às vezes, recebo até um pouco mais, dependendo do mês", conta o músico, que costuma se apresentar diariamente na Oxford Street.
TRAJETÓRIA
Autodidata, Matheus Zem tem como especialidade o ritmo pop nacional e internacional, reproduzindo canções de artistas como Tiago Iorc e John Meyer. "Aprendi a tocar violão com um amigo em Bauru, aos 11 anos, e me apaixonei. Meu sonho era viver disso", reitera.
Formado como técnico em administração, ele conta ter assistido a vários vídeos na Internet de músicos que vivem de pequenos shows pelas ruas Brasil afora. E, assim, passou a cogitar seguir carreira.
Passou uma temporada em São Paulo e, durante a pandemia, voltou a Bauru, onde decidiu "mergulhar" na carreira. Produtor musical nas horas vagas, ele tocava e cantava diariamente no Calçadão da Batista.
"Foi muito legal, a galera da cidade me recebeu de braços abertos e isso me inspirou bastante", conta o artista.
Depois da experiência, Matheus colocou de vez os pés na estrada. "Toquei nas ruas em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte", lembra ele. Depois, foi para Londres.
Em março, ele planeja retornar ao Brasil e lançar trabalhos próprios com quantias que conseguiu poupar. "Meu visto está vencendo e decidi voltar. Gosto demais do meu País e pretendo lançar músicas aí para alavancar a carreira", projeta.