Os 50 anos do fim da Guerra do Vietnã

Por José Pedro Naisser | 27/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min

O autor é testemunha ocular dessa história

Nesse dia em que o mundo comemora os 50 anos do fim da Guerra do Vietnã, que demorou 16 anos para chegar ao fim, onde nenhum outro acontecimento mobilizou tanto a opinião pública internacional nos anos 60 e 70, pela primeira vez na história as atrocidades dos campos de batalha foram exibidas em horário nobre das televisões, principalmente vietnamitas queimados por bomba de napalm, massacres de My Lai por soldados americanos, onde mais de um milhão de vietnamitas e 55 mil soldados americanos morreram no conflito.

Foi também na década de 1970 que o repúdio à guerra se iniciou, principalmente pelos jovens americanos nas universidades como a de Berkeley, na Califórnia, cujas vozes deram início as passeatas e manifestações, porque os Jovens da Contracultura e os Hippies não aceitavam mais milhares de jovens americanos sendo devolvidos em sacos fúnebres. Depois, o mundo inteiro passou a pedir a Paz e o Amor, inclusive com a famosa música cantada por Gianni Morandi "Era um garoto que, como eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones...". No Brasil foi cantada pelos Incríveis. Essas vozes de repúdio à guerra chegaram às mentes e corações dos governantes, mesmo os EUA, tendo admitido que perderam a Guerra na Indochina, no Governo de Richard Nixon, que em muito deve ao secretário de Estado de sua época Henry Kissinger, que hoje ainda vive, com 99 anos, tendo assinado o Tratado de Paz em Paris no dia 27/1/1973, com o primeiro-ministro do Vietnã, Le Duc Tho.

Lamentavelmente, o mundo não aprendeu com essa terrível guerra e hoje vivemos também a covarde invasão da Rússia contra a Ucrânia, que fará um ano dia 24/2, onde 7 milhões de ucranianos estão fora dos seus lares e lamentavelmente nada foi feito para pôr o fim nesse conflito que já tirou a vida de milhares de jovens dos dois lados, e a tendência é a continuidade, porque agora a Otan está enviando tanques de última geração para que os ucranianos possam se defender. Ao estilo da Guerra do Vietnã, vamos pelas redes sociais convocar os jovens e artistas de todo mundo para iniciarmos um processo pela paz, porque ainda poderemos contar com alguns dos artistas que amamos na década de 60 e 70, como dos Beatles e dos Rolling Stones.

Esse é o mundo hoje, com 8 bilhões de terráqueos espremidos e apinhados na Espaçonave Terra, que sofre com a sua degradação, porque gastamos 125% dos seus recursos naturais, como na nossa Floresta Amazônica, e nossos irmãos indígenas morrem aos milhares por subnutrição, como os Yanomamis.

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.