Cuidados com os pets no Réveillon

Por |
| Tempo de leitura: 3 min

A Coluna Animal dessa semana vai abordar os transtornos que os fogos de artificio com estampidos trazem para animais, pessoas portadoras do TEA (Transtorno de Espectro Autista) e idosos e outras pessoas que possam por algum motivo, não entender o que são os barulhos e o que pode ser feito para amenizar o sofrimento causado pelos estampidos nessa época do ano. Enquanto algumas pessoas estão preocupadas em vestir roupa branca no Réveillon, comprar bebidas e comidas típicas dessa época, viajar, reunir amigos e parentes, para os tutores de pets essa época do ano é, extremamente, tensa e desgastante. Em sua maioria, tutores abrem mão de sair de casa temendo acidentes com seus animais.

O barulho dos fogos de artificio pode provocar nos animais os seguintes sintomas: tremores, taquicardia, atordoamento, falta de ar, perda auditiva, angústia, náuseas, mutilação, medo e até morte. Sem contar que muitos animais, na tentativa de fugir do barulho provocado pelos fogos, acabam fugindo de casa, se perdendo, não conseguindo mais voltar, podem ser atropelados, ou irem para as mãos de pessoas que não querem devolvê-los entre muitas outras coisas que podem acontecer.

Especialistas em comportamento animal dão dicas do que pode ser feito nessa época:

* Preferencialmente passe a noite com seus pets, para que eles se sintam mais seguros com sua presença. Caso isso não seja possível, siga as seguintes dicas: 

* Jamais deixe seu cão ou gato acorrentado no quintal, eles podem começar a dar voltas em torno de si mesmo e acabar se enforcando;

* Se possível, deixe os animais no interior da residência, apartamento até acabar a queima de fogos; 

* Coloque bolinhas de algodão no ouvido do animal, coloque músicas clássicas próprias para acalmar pets, na internet achamos ótimas sugestões; 

* Coloque uma plaquinha de identificação com o seu telefone na coleira, caso ele se perca fica mais fácil encontrá-lo; 

* Converse com o médico-veterinário de seus pets sobre medicamentos que podem ser usados para deixar os animais mais calmos;

* Caso não seja possível passar a noite com seus pets deixe em um hotelzinho para animais ou contrate uma babá pet para vir a sua casa, jamais os deixe sozinhos.

Em Bauru temos uma lei apresentada pelo Vereador Benedito Meira em parceria com a Comissão de Defesa e Proteção Animal da OAB Bauru e Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal (COMUPDA), que proíbe a soltura de fogos com estampido na cidade de Bauru, porém a mesma não foi regulamentada pela Prefeita.

A falta de regulamentação inviabiliza a punição administrativa dos infratores e o município deixa de arrecadar valores em multas que deveriam ser aplicadas e empregadas posteriormente em benefício dos animais da cidade.

E lembre-se: você é cem por cento responsável pela vida e pelo bem estar de seus animais, faça de tudo para que essa época do ano também seja boa para seus pets, animais são seres sencientes, ou seja, sentem medo, angústia, solidão, tristeza, alegria, dores e etc. Jamais subestime o que seu pet pode demonstrar que está sentindo, eles ouvem muito mais que o ser humano e não entendem o que está acontecendo em 31 de Dezembro.

Thaís Viotto (OAB SP 356564)

Presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB Bauru (CPDA OAB Bauru) e do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal de Bauru (COMUPDA)

Comentários

Comentários