Saúde e bem-estar: presentes para se dar no Natal

Por Daniela Hueb | 25/12/2022 | Tempo de leitura: 4 min

Pixabay

Se dê de presente mais atenção
Se dê de presente mais atenção

Prezado leitor,

Nem todo presente que a gente se dá precisa ser algo físico, como uma roupa, um perfume… Muitas vezes, uma troca de hábitos e um pouco mais de autocuidado com a gente mesmo faz com que a vida ganhe mais qualidade. Ao fortalecermos nosso amor-próprio e autoestima, fica mais fácil criar hábitos saudáveis e entender o peso dos problemas (que pode ficar até mais leve).

Por isso, neste Natal, que tal se presentear com cuidados que vão fazer a diferença para sua vida ao longo de todo o ano de 2023? Você ainda pode usar minhas dicas para presentear as pessoas mais queridas também. Veja as opções!

Autoconhecimento
Saber do que a gente gosta, e não gosta, é libertador e pode fazer com que a nossa vida seja bem mais leve, sem precisar ficar carregando o peso da escolha dos outros. Não é à toa que o autoconhecimento é um processo contínuo, até porque nossos gostos mudam muito.

Mas como a gente aprimora o autoconhecimento? Sessões de terapia ajudam muito, e além disso, olhar para si mesmo e entender como acontecimentos e sentimentos pesam para você. Nem sempre é um processo simples e rápido, por isso o apoio de um psicólogo pode facilitar o processo. A terapia também ajuda a tratar ansiedade e diversas outras doenças mentais.

Dedicar mais tempo a si mesmo
Com a rotina corrida, trabalhando, cuidando de filhos e da casa, qual foi a última vez que você parou para fazer algo que você gosta, por escolha própria? Pense sobre isso e tente acrescentar um tempinho a si mesmo.

Não precisa nem de um dia inteiro (claro, quanto mais tempo conseguir, melhor), mas, às vezes, uma horinha para ficar lendo, ouvindo música ou simplesmente deitado no sofá fazendo nada já é suficiente.

Esse é um presente que parece fácil de se dar, mas pede um olhar cuidadoso na rotina e também se colocar como prioridade no seu dia. Quando você entende que você é importante, fica mais fácil se dar uma meia hora na agenda!

Não se comparar a outras pessoas
Às vezes somos bem cruéis com a gente mesmo. Como ao comparar nossa carreira com a de alguém que julgamos ser melhor sucedido, ou ao comparar o nosso corpo com o de alguém que julgamos ser “mais” bonito.

É libertador e poderoso entender nosso processo e se comparar apenas com a gente mesmo. Antes de pensar que a vida do outro é melhor ou mais fácil, olhe para suas conquistas e se parabenize por toda a sua trajetória.

Cardápio mais saudável
Ao se alimentar com equilíbrio, comendo um pouco de tudo, o corpo fica mais saudável e a vida fica até mais interessante, pode reparar. Alguns alimentos, inclusive, têm o poder de nos deixar mais felizes, como grão-de-bico, banana, castanhas e feijão.

A dica aqui, como presente, pode ser uma consulta com um nutricionista para criar um cardápio mais saudável e de acordo com suas preferências. Ao comer certo, fica mais simples gostar do seu corpo também.

Experimentar uma nova atividade física
Com a alimentação em dia, você pode testar um novo esporte para entender o que gosta mais — assim, fica mais simples manter a frequência na atividade física. Lembre-se de  escolher um horário que goste mais. Às vezes, é logo de manhã, em outras é mais à noite.

Isso tudo também envolve autoconhecimento: muita gente odeia academia, mas ama caminhada ou corrida. O importante aqui é colocar o corpo em movimento!

Cuidar da queda de cabelo ou calvície
A queda de cabelo ou calvície está no caminho do seu amor-próprio? Saiba que tudo tem tratamento, seja com medicamentos oral, tópicos ou mesmo tratamentos estéticos. O importante é marcar com um médico de sua confiança e entender as possibilidades — nada de se automedicar, combinado?

Fazer tratamentos estéticos
Além de ajudar com queda de cabelo e calvície, o médico dermatologista também pode indicar bons tratamentos para sua pele, seja para melhorar rugas, marcas e cicatrizes no rosto ou para tratar estrias, celulite e gordura localizada.

Inclusive, coloquei as opções estáticas como último item, porque, antes delas, é muito importante se conhecer e estar em dia consigo mesmo para mexer apenas naquilo que realmente incomoda.

Muitas vezes, o caminho para sermos mais felizes e termos uma vida mais harmônica está dentro de nós. E o Natal é uma época perfeita para entender isso!

Aproveito este espaço para desejar a você e aos seus um Feliz Natal, que seja um período abençoado. Até a próxima!

Um grande abraço e até o próximo domingo,

Daniela Hueb

Médica, CRM-SP 96.027

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.