Alegrai-vos sempre no Senhor

Por Dom Caetano Ferrari - Bispo Emérito de Bauru | 11/12/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Neste terceiro domingo do Advento, ao iniciar a santa Missa acende-se na coroa do Advento a vela cor-de-rosa, sinal de alegria, porque o Natal está chegando. Resumindo o tempo do Advento, a Liturgia nos vem motivando a percorrer uma caminhada de preparação para o Natal, em ambiente litúrgico de cor roxa, significando o espírito penitencial de conversão de vida que caracteriza o Advento. Neste domingo, porém, faz uma pausa para que tome lugar a alegria, representada então, pela cor rósea, podendo flores enfeitar o altar, a fim de nos animar a prosseguirmos jubilosamente. A razão dá-nos a Antífona da entrada à santa Missa que ecoa São Paulo: "Gaudete in Domino semper", ou seja, "Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo, alegrai! O Senhor está bem perto" (Fl 4,4s). Como o foco da Liturgia deste terceiro domingo do Advento é a preparação imediata para o Natal, essa preparação nos coloca em clima de grande alegria. Essa é a boa notícia proclamada, hoje. É por esta razão que este terceiro domingo do Advento é chamado de Domingo da Alegria.

O Evangelho oferece as razões da alegria que o nascimento do Senhor trouxe à humanidade. Com este Jesus o Reino de Deus chegou e os sinais de sua visibilidade, que alegraram João Batista no cárcere, devem alegrar a todos nós hoje. São os sinais messiânicos de libertação, salvação, cura de todos os males do corpo e alma, perdão do pecado, ressurreição, vida eterna. Ou conforme estas outras expressões que Jesus usou, segundo São Mateus: "Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados" (Mt 11,4-5).

Estes sinais do Reino se podem ver também nos dias de hoje, nas mais diversas realidades do bem, do belo, do ético, do verdadeiro, do progresso, do justo, perfeito e santo, construídas sob a operação da graça de Deus pelo trabalho dos homens de boa vontade.

No entanto, muitos são os desafios e os contrassinais do Reino a serem enfrentados e superados: o ódio, a fome, a violência, as drogas, a guerra, o pecado.

O Salvador que passou por este mundo fazendo o bem nos ensinou sem nos deixar sombras de dúvidas que sua obra e missão se completarão com a participação insubstituível do homem e da mulher. Alegremo-nos porque o Senhor está perto para renovar nossa vida e para nos convidar a sermos discípulos-missionários a serviço da vida humana e no planeta. Concluindo, o Advento é tempo de alegre espera do Senhor, que virá, novamente, neste Natal. Devemos nos perguntar: como estamos nos preparando para celebrar o nascimento de Jesus? Como está a nossa vida de oração, de prática das boas obras, enfim, de conversão ao amor a Deus e ao amor ao próximo? Ainda há tempo para começar a fazer o bem.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.