O triatleta radicado em Bauru Matheus Martini venceu, na noite deste domingo (4), uma das provas de triatlo mais importantes da América do Sul, o Ironman 70.3 Argentina, em sua 4ª edição, realizado na cidade de Mar del Plata, um dos principais pontos turísticos daquele país.
Martini marcou 4h04m28s para vencer o uruguaio Martín Bertolotti (4h11m02s) e o argentino Pablo Bien (4h18m26s). O resultado garantiu ele no Mundial de IronMan na Finlândia, nos dias 26 e 27 de agosto de 2023.
A prova de natação aconteceu no Oceano Atlântico, com largada na Praia de Bristol, próximo ao Gran Hotel Provincial e à Praça Almirante Brown. Foram duas voltas, num total de 1,9 quilômetro.
No ciclismo, foram 3 voltas, com distância de 90 quilômetros, somando uma altimetria de 570m por volta.
E, finalmente, o Boulevar Marítimo Patricio Peralta Ramos foi o cenário da corrida, entra a Praia Varese e o Balneario Costa do Sol, num total de 21,1 quilômetros, completando as três provas do triatlo.
SUPERAÇÃO
Segundo o triatleta, este foi o seu recorde pessoal nessa distância. “O mar estava bastante agitado, mas como eu venho da natação, estou acostumado. O trecho de bike era plano, mas estava ventando muito na orla e foi um momento difícil da prova, porque o vento estava assoprando contra, segurando a velocidade. E na parte que senti mais dificuldade mesmo foi na corrida, que é o meu “calcanhar de aquiles”. Muito vento e calor, porque era mais de 11h da manhã, mas me mantive estável na liderança”, disse Matheus Martini, que foi constante e venceu de ponta a ponta.
No feminino, a vencedora foi a argentina da cidade de Luján, Brenda Schaupp, radicada na República Dominicana (representando aquele país).
A solenidade de pódios e premiação acontece nesta segunda-feira 5/12), nas instalações do NH Gran Hotel Provincial.
BELA COINCIDÊNCIA
Em uma feliz coincidência, também neste domingo o Bauru Basket conquistou, na Argentina, o título da Liga Sul-Americana de Basquete (leia matéria neste portal), ao vencer o San Martin, em Buenos Aires.
CLASSIFICAÇÃO
1) Matheus Martini BRA 4h04m28s
2) Martín Bertolotti URU 4h11m02s
3) Pablo Bien ARG 4h18m26s
4) Miguel Ángel Armada 4h21m51s
5) Gabriel Marangoni 4h22m07s