Geral

Hyundai apresenta a van superpoderosa H1 Starex

André Tomazela
| Tempo de leitura: 7 min

A versão HSV da van importada está disponível na concessionária da marca em Bauru, a Yáris Veículos. O modelo vem com motor turbo diesel, com freios ABS e outros itens de série que o diferenciam dos concorrentes, por um preço até 25% mais baixo, que os modelos similares da Chrysler e da Kia

Versatilidade e funcionalidade são as palavras que resumem o espírito da H1 Starex, a mais recente família de monovolumes da Hyundai. Um bom exemplo disso é o uso completamente diferenciado das duas versões escolhidas para o mercado brasileiro: a HSV tem chassi curto, espaço para 7 pessoas, motor turbodiesel e muito conforto para grandes famílias. Já SVX tem chassi longo, comporta 12 pessoas, tem motor diesel aspirado e é voltada para o transporte executivo.

De acordo com o proprietário da Yáris, José Luiz Carcel, quando os clientes sabem que a van tem motorização turbodiesel, ficam encantados com o modelo, em função do baixo preço quando se leva em conta a motorização diesel e os itens de série que incluem freios ABS, teto solar, entre outros.

Na categoria das vans, a H1 Starex é um carro rápido por ser turbo, confortável, com tração 4x2, e tem ar-condicionado duplo, que permite regulagem independente para quem está na parte de trás, comenta Carcel.

Versão SVX: 12 lugares

A versão SVX traz a modernidade e o conforto da linha H1 Starex para o transporte de passageiros em alto padrão de qualidade. Seu uso é indicado para o transporte de grupos de executivos em convenções, em hotelaria e também para o turismo.

Ela tem quatro linhas de bancos, totalizando 12 assentos (incluindo o do motorista), oito deles com encostos de cabeça e todos com alto padrão de resistência e qualidade nos revestimentos de tecido. Apenas os da linha traseira não são reclináveis, mas eles podem ser duplamente dobrados, aumentando consideravelmente o espaço de carga.

São duas as portas dianteiras e uma ampla porta lateral deslizante do lado direito, que permite fácil acesso a todos os passageiros. A tampa traseira, que vai do teto ao pára-choque, facilita a colocação e retirada da bagagem.

A carroceria da H1 Starex tem visual moderno, ampla área envidraçada e excelente perfil aerodinâmico, detalhe que aumenta o conforto em sua forma de rodar. Se os passageiros viajam com conforto, o motorista se beneficia da posição elevada de dirigir, que proporciona ótima visibilidade.

A versão SVX conta com motor diesel aspirado de 2,6 litros e 85 cv de potência, com torque de 17 kgfm a 2.200 rpm. Ele transfere força às rodas motrizes traseiras, movendo a van com agilidade no trânsito, mesmo quando totalmente carregada.

A suspensão dianteira independente, com barra de torção, e a traseira com eixo rígido e feixe de molas, garantem a robustez necessária ao serviço de transporte de passageiros. A direção é hidráulica e o câmbio manual.

Os equipamentos de comodidade disponíveis são trava elétrica das portas, volante com regulagem de altura, abertura remota da portinhola do tanque de combustível, retrovisores com regulagem elétrica, vidros dianteiros elétricos verdes com pára-brisa dégradé, porta-copos e ar-condicionado duplo, entre outros.

Entre os itens de segurança de série, destacam-se faróis de neblina, limpador/lavador/desembaçador do vidro traseiro e trava de segurança para crianças na porta lateral.

A versão com 12 lugares é única e sai por R$ 56 mil. O preço é menor do que a versão com sete lugares, em função da ausência de alguns itens de série como freios ABS, motor turbo, teto solar, Cd player, air-bags e rodas de liga leve, comenta.

Versão HSV: da mais simples à completa

A versão HSV é própria para o uso familiar, competindo com as minivans de luxo importadas, mas também se adapta ao transporte de executivos. Com sete assentos e muito conforto, a H1 Starex HSV chama a atenção pelo excelente espaço interno e pelo desenho moderno da carroceria, com pintura metálica em duas tonalidades.

Ela é 34 centímetros mais curta que a versão SVX, por isso tem uma linha a menos de bancos. Os assentos dianteiros e intermediários são individuais e os intermediários podem ser configurados para estar um frente ao outro, permitindo reuniões de trabalho ou maior interatividade das famílias em viagens longas. Todos os assentos tem descansa-braço e encosto de cabeça, exceto o central da última fileira.

Graças aos trilhos no assoalho, é possível unir os bancos traseiros e intermediários, criando duas camas atrás dos bancos dianteiros. Ou ainda rebater todos os bancos para obter mais espaço para bagagem. Tanta funcionalidade faz com que a H1 Starex HSV possa ser adaptada a vários tipos de uso. Além dos equipamentos oferecidos pela versão SVX, a HSV traz de série rodas de alumínio, airbag para o motorista, freios ABS, saia lateral, spoiler traseiro, brake light, porta-objetos dianteiro, relógio digital, alarme por controle remoto, guarda volumes sob o banco do passageiro dianteiro e rádio com CD Player.

O motor é turbodiesel 2.5 de 85 cv, que tem como vantagem o maior torque em baixas rotações (20 kgfm a 1.700 rpm). A suspensão também é diferente da que equipa a versão longa. Os amortecedores são pressurizados e a suspensão traseira é independente do tipo five link, com molas helicoidais, o que melhora o isolamento de vibrações no interior da minivan.

O preço da H1 Starex com sete lugares varia de acordo com os equipamentos opcionais inclusos. A versão mais básica custa R$ 64 mil e a mais completa, R$ 72 mil. A versão à mostra na Yáris Veículos, na cor bege metálica, tem o preço de R$ 68 mil. Os veículos da linha H1 Starex, da Hyundai tem garantia de quatro anos ou 80 mil quilômetros rodados.

Assistência técnica

A Yáris Veículos possui assitência técnica especializada, não só para as linhas de veículos importados das marcas Hyundai e Subaru, como para todas as outras marcas de importados. São 700 metros quadrados de área de oficina, onde mecânicos treinados utilizam-se de aparelhos de alta tecnologia, que detectam, com a precisão, o defeito que o veículo apresenta. São os aparelhos de diagnóstico. O cliente chega com o carro e o computador mostra, através de um software, o local do problema, conferindo precisão ao trabalho dos mecânicos, comenta Carcel.

Hyundai Atos ganha versão GL

A Hyundai do Brasil está disponibilizando em todos os 52 concessionários autorizados da marca o Atos GL, uma versão mais despojada do modelo que vem com diferenciais no grafismo externo e no acabamento interno. O objetivo da empresa com essa nova versão é posicionar o modelo em uma faixa de preço mais competitiva para atrair novos consumidores e facilitar a entrada deles na marca Hyundai.

Oferecido apenas com carroceria de cinco portas, o modelo, responsável pelo expressivo aumento de vendas da marca na Europa, vem equipado com motor de quatro cilindros, 12 válvulas (três por cilindro), 57 cv de potência e torque de 8,5 mkgf. Em razão da estratégia de preço, o Atos GL está sendo oferecido apenas com câmbio mecânico de cinco velocidades.

Itens de segurança como encosto de cabeça, cintos de três pontos com ajuste de altura nos dianteiros e dupla barra de proteção lateral são de série. Controle interno para abertura do tanque de combustível e tampa do porta-malas e desembaçador do vidro traseiro também estão no pacote original como itens de conforto.

Externamente, o Atos GL difere-se das outras versões do modelo pela ausência do cromado envolvendo a grade dianteira que ficou na cor do carro assim com os detalhes verticais da grade. As rodas são de aço estampado. Por dentro, o acabamento do Atos GL oferece painel com vários indicadores (portas abertas, cinto de segurança, entre outros), e volante de direção de três raios. Com acabamento mais despojado o Atos GL é o veículo mais acessível da marca Hyundai vendido no País. O preço de tabela foi fixado em R$ 18.950.

Comentários

Comentários