O uso continuado do teclado, bem como cliques freqüentes no mouse predispõem o indivíduo a sofrer Lesões por Esforços Repetitivos (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho (Dort). Empresa lança luvas ortopédicas prometendo prevenir e amenizar o problema.
De acordo com os fabricantes, as luvas ortopédicas e ergométricas Clone foram projetadas segundo os padrões estabelecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) e em conformidade com normas nacionais e internacionais de ortopedia.
Criadas para prevenir o aparecimento das tendinites e tenossinuvites, as luvas servem para dar mais apoio aos pulsos e às mãos durante a digitação, sem interferir no conforto do usuário. Nos últimos anos, muitas empresas viram-se obrigadas a afastar, trocar de posto ou mesmo aposentar funcionários em função dos Dort/LER. Indivíduos acometidos destes problemas sentem dores constantes e vão perdendo gradualmente a força e a movimentação muscular, podendo chegar à incapacidade.
As luvas Clone são desenhadas de modo que possam ser encaixadas tanto na mão direita, como esquerda, bastando alterar a posição das paletas de apoio. O fecho é ajustado com velcros, que permitem ao usuário controlar o aperto dos acessórios. O fabricante informa, ainda, que elas podem ser lavadas e escovadas e têm longa durabilidade.
Além das luvas, para prevenir a LER é preciso que a altura do teclado permita que antebraços e punhos estejam em linha reta. Também recomenda-se fazer exercícios de aquecimento com as mãos, dedos e punhos antes de iniciar o trabalho. No decorrer as atividades, deve-se fazer pausas de dez minutos para cada hora de serviço e, sempre que possível, fazer exercícios de relaxamento para aliviar a tensão da musculatura.
Serviço
As luvas ortopédicas já podem ser encontradas em lojas de informática e alguns hipermercados. O preço sugerido pelo fabricante é de R$ 27,90. Mais informações, pelo telefone (11) 4178-7800 ou no site www.clone.com.br.