Geral

Guapiranga monta cooperativa dos produtores de tomate

Redação
| Tempo de leitura: 1 min

Lins - O Sebrae-SP/Escritório Regional Bauru, em parceria com a Prefeitura Municipal de Lins, está ajudando a montar a Cooperativa de Produtores Rurais de Guapiranga, distrito da cidade de Lins. A idéia da cooperativa nasceu a partir do diagnóstico feito pelo Programa Sebrae de Desenvolvimento Local (PSDL) que detectou a vocação clara pela agricultura de tomates, pimentões e frutas. Atualmente, a produção de tomates chega a 35 mil toneladas/ano, o que corresponde por 90% do que é plantado em Guapiranga.

O problema dos agricultores é que 40% da produção acabam perdidas pela má negociação com os atravessadores e o mau gerenciamento de seus negócios. Para evitar que isso continue ocorrendo, a prefeitura de Lins e o ER Bauru estão ajudando a montar uma cooperativa e a implantação de uma agroindústria local.

O Ministério da Agricultura liberou uma verba de R$ 70 mil e a prefeitura disponibilizou mais R$ 14 mil e a cessão de um terreno para a instalação de uma indústria processadora de tomates, que deve utilizar as 14 mil toneladas do produto atualmente perdidas pelos produtores. Ao Sebrae-SP cabe a capacitação por meio de cursos sobre formação de preço de venda; fluxo de caixa; custos da área rural; entre outros. Segundo o técnico do Programa Sebrae de Desenvolvimento Local /ER Bauru, João Luiz Rosa, a maior novidade é a aplicação, pela primeira vez no Estado de São Paulo da Zoop - uma metodologia alemã que envolve estratégia de negociação, planejamento e educação do espírito empreendedor.

Comentários

Comentários