A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura indícios de irregularidades no Departamento de Água e Esgoto (DAE) por dispensa de licitação e renúncia de receita marcou para hoje, a partir das 13 horas, o depoimento de outros quatro ex-presidentes da autarquia. A CEI convidou, nesta ordem, Eric Fabris, Flávio Uchoa, Dudu Ranieri e Sérgio Macedo. A comissão está concentrando os depoimentos na dispensa de licitação para a perfuração do poço de reservação do Parque Roosevelt. Com isso, muitos dos nomes que constam da lista atual podem voltar a ser convidados pelos vereadores.
A expectativa entre os vereadores é em torno do depoimento de Flávio Uchoa. O pedido de abertura da CEI concentra pelo menos dois assuntos que dizem respeito ao período em que Uchoa foi presidente do DAE. Como a CEI iniciou os trabalhos pela dispensa de licitação do poço no Parque Roosevelt, a previsão é que os vereadores sabatinem Uchoa sobre as condições em que se encontrava o poço de reservação condenado pelo DAE na época, além dos procedimentos jurídicos para a dispensa da licitação.
Na semana passada, outros quatro ex-presidentes falaram à comissão, sendo Antônio Carlos Duarte, Arlindo Figueiredo, Anésio Imperador e João David Felício. Entre eles, Felício afirmou que só se justifica a dispensa de licitação quando um poço desmorona ou a bomba se perde no fundo do local perfurado. Mas esta posição pode não ser compartilhada pelos demais depoentes de hoje. Com exceção de Felício, os ex-presidentes ouvidos pela CEI na semana passada preferiram não comentar o caso específico do Roosevelt. João David Felício ainda levantou que o DAE também teria dispensado licitação para perfuração de um poço no Distrito de Tibiriçá. Para tanto, ele disse que foi justificado que o poço anterior estava contaminado, o que poderia ser resolvido com a adição de cloro no local, segundo Felício.
A definição técnica e jurídica para a dispensa de licitação em obra de reservação será um assunto comum a todos os depoentes hoje. Na gestão de Eric Fabris, por exemplo, há a informação de que houve investimento na manutenção do poço Roosevelt em 1994, com o revestimento dos filtros, medida que ampliaria as condições normais daquele poço. Dudu Ranieri é tido pela Administração Municipal como um dos que não defenderam a dispensa de licitação no Roosevelt, depois que o assunto chegou à imprensa, neste ano. Sérgio Macedo e funcionário de carreira da autarquia e é aliado de Flávio Uchoa.