Geral

Saldo do FGTS estará no celular

Redação
| Tempo de leitura: 3 min

Celulares com tecnologia WAP podem receber informações da conta do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

A partir de agora, os trabalhadores que têm aparelho celular com tecnologia WAP podem utilizá-lo para consultar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, o serviço faz parte do Programa Nacional de Desburocratização e Qualificação do Atendimento ao Cidadão, lançado pelo Governo Federal com base em uma nova filosofia de relacionamento com a sociedade. A idéia é facilitar o acesso da população aos seus direitos, utilizando, para isso, os canais eletrônicos suportados pelos mais avançados recursos da tecnologia da informação. A telefonia celular está amplamente disponível no mercado e a tendência é que esses instrumentos de comunicação eletrônica móvel atinjam uma gama de pessoas muito maior do que a alcançada pelos microcomputadores, abrangendo as mais diversas classes sociais, diz o superintendente nacional do FGTS, Joaquim Lima.

A tecnologia WAP - que permite acessar informações contidas em páginas da Internet através do telefone móvel - é um avanço que ainda está restrito a alguns modelos de celular. Joaquim Lima observa, no entanto, que os preços desses aparelhos estão cada vez mais próximos dos demais, o que os torna mais acessíveis, ampliando a procura por esse diferencial. Assim, ao incluir o saldo do FGTS entre os serviços disponíveis na chamada Internet móvel, a Caixa facilita a vida de um número crescente de trabalhadores, simplificando o acompanhamento das movimentações existentes em sua conta vinculada do FGTS.

O superintendente relata que com a disponibilização do novo serviço a Caixa visa oferecer ao trabalhador mais um canal seguro, onde ele possa monitorar os valores do FGTS depositados em seu nome, de modo a verificar, a qualquer tempo, a regularidade dos depósitos e a evolução do seu saldo. Ele lembra que a Caixa já vinha utilizando a tecnologia WAP para oferecer a seus clientes a opção de realizar consultas em contas correntes, poupanças e fundos de investimentos por meio de celulares. Agora, o canal passa a ser utilizado pela instituição no atendimento aos trabalhadores em geral.

FGTS na Internet

Para se ter uma idéia do que representa o novo serviço, as consultas a saldo e extrato do FGTS pela Internet, lançadas, respectivamente, em setembro e novembro do ano passado, já ultrapassam a marca dos 18 milhões de acessos.

Com o propósito de garantir uma maior segurança aos usuários, o acesso ao saldo do FGTS via celular está disponível apenas para os trabalhadores que contam com linha habilitada junto às operadoras conveniadas à Caixa (BPC, ATL, Telemig Celular, Americel, Telet e Amazônia Celular). No momento, estão sendo realizadas negociações para ampliar essa lista, levando em conta os padrões de segurança exigidos pela empresa.

Como se cadastrar

Para utilizar o novo serviço, o trabalhador deve realizar um cadastramento prévio no endereço eletrônico da Caixa (www.caixa.gov.br), dentro do portal Benefícios Sociais. Na opção FGTS - Celular/Tecnologia Modular, ele obtém o Código Identificador do Usuário (apelido). Além desse código, será exigida a senha Internet definitiva, também obtida no portal Benefícios Sociais. Para cadastrar tanto o apelido quanto a senha Internet, é necessário informar a senha do Cartão do Cidadão, que pode ser conseguida em qualquer agência da Caixa.

Comentários

Comentários