Geral

Dia da Árvore terá plantio de mudas

Redação
| Tempo de leitura: 3 min

A Semma vai plantar mudas nas avenidas Getúlio Vargas e Jânio Quadros; ONGs vão reflorestar nascente do Batalha.

O Fórum Pró-Batalha e o Instituto Ambiental Vidágua, organizações não-governamentais, que atuam na área de meio ambiente, amanhã, a partir das 9 horas, vão fazer plantio de mudas na serra da Jacutinga, em Agudos, onde nasce o rio Batalha, uma comemoração pelo Dia da Árvore, 21 de setembro. Também aproveitando a data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) vai fazer mais uma tentativa de rearborizar a avenida Getúlio Vargas no calçadão junto à pista do aeroporto.

Serão plantadas na Getúlio 56 mudas de falsos-chorão. Já no canteiro central da avenida Jânio Quadros, a Semma vai plantar 56 mudas de paineira. O plantio de mudas na nascente do rio Batalha contará com a participação de aproximadamente 200 alunos da Escola Guedes de Azevedo, Colégio Dinâmico Balão Azul, escola estadual Francisco Alves Brisola e Creche Bom Pastor, também em comemoração ao Dia da Árvore e o início da primavera - 22 de setembro.

Os alunos receberão orientações sobre a importância da preservação da mata ciliar nas nascentes e córregos que formam o rio Batalha, as conseqüências das queimadas, a relação da vegetação com a recuperação e conservação do rio, corredores ecológicos, além de plantarem as mudas de árvores.

Os alunos do Colégio Dinâmico Balão Azul terão ainda a oportunidade de verificar o desenvolvimento de árvores plantadas por eles durante atividade semelhante realizada em 1998, avaliando in loco os resultados daquele plantio.

Após o plantio, os alunos visitarão a sede da Fazenda São Benedito, onde será servido um lanche para os participantes. Membros do Fórum Pró-Batalha e do Instituto Ambiental Vidágua orientarão a atividade.

A Ambev colaborará com a doação de refrigerantes para as crianças. A Prefeitura Municipal de Agudos fará a limpeza da área e a conservação dos caminhos de acesso. As mudas serão fornecidas pela Aciflora. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) dará apoio ao evento.

A Semma começará a fazer o plantio, em cada avenida, a partir das 8 horas. O titular da Semma, Luiz Pires, acompanhará o plantio da avenida Getúlio Vargas. Segundo ele, esta será a terceira vez que a Semma tenta arborizar a avenida Getúlio Vargas. Nas últimas duas vezes, diz o secretário, o insucesso foi quase total, pois tanto os gradis de proteção como as mudas plantadas foram depredadas pelos jovens que freqüentam aquele logradouro no período noturno.

Pires destaca que nas duas tentativas passadas foram utilizadas mudas de louro-pardo, uma espécie nativa do cerrado, porém de crescimento lento, sendo que as mudas não eram de um tamanho grande, o que pode ter facilitado as ações de vandalismo.

O secretário destaca que desta vez as mudas terão altura em torno de dois metros e serão de uma espécie de crescimento mais rápido, o que possibilitará um agradável sombreamento na calçada, facilitando desta forma as caminhadas das pessoas que procuram aquela artéria da cidade buscando manter a saúde corporal.

Com relação à avenida Jânio Quadros, o plantio no canteiro central possibilitará desde já o crescimento das árvores para que quando a via for inaugurada e entregue à população, já possua um paisagismo definido permitindo que os carros que trafegarem naquela nova artéria usufruam da sombra.

Estamos fazendo a nossa parte. Dotaremos as avenidas de mudas de porte avantajado, todas elas produzidas nos próprios viveiros de mudas da Prefeitura, protegidas com tutores e gradis. Agora, dependemos da compreensão e colaboração dos freqüentadores dos locais, no sentido de não destruir mais esta contribuição ao embelezamento e melhoria ambiental de nossa cidade, finaliza Pires.

Exposição

Para encerrar as comemorações do Dia da Árvore, o Instituto Ambiental Vidágua, a escola Guedes de Azevedo e a Polícia Florestal estarão no Bauru Shopping Center, nos dias 21 e 22, com estandes informativos sobre o meio ambiente, distribuindo mudas e orientando os interessados sobre os cuidados que devem ser tomados para o bom desenvolvimento das plantas.

Comentários

Comentários