Geral

Festas de outubro

Redação
| Tempo de leitura: 3 min

No mês de outubro, o melhor destino turístico é Santa Catarina. Chope gelado, tradição e cultura, gastronomia típica, música contagiante e muita gente bonita justificam a viagem.

Santa Catarina já começa a viver o clima das grandes festas de outubro que consagraram o Estado como o melhor destino turístico do Brasil no mês de outubro. Ao todo são 12 eventos que retratam os costumes dos diversos povos europeus que colonizaram o Estado, quase sempre relacionados com o hábito de beber um bom chope gelado, a farta comida típica e a alegria dos ritmos contagiantes das bandinhas alemãs.

Neste painel de atrações que fazem o Estado vibrar de alegria durante praticamente todo o mês de outubro, destacam-se as festas cujo público supera a marca de 200 mil visitantes, como é o caso da Oktoberfest de Blumenau, da Fenachop de Joinville, da Marejada de Itajaí, da Fenarreco de Brusque, e mais recentemente da Fenaostra de Florianópolis. É diversão certa para quem quer conhecer um pouco da cultura, da gastronomia e da maneira de viver dos descendentes de alemães, italianos, açorianos, poloneses, austríacos e tantas outras etnias que fizeram de Santa Catarina um Estado reconhecidamente alto-astral, com índices de qualidade de vida dos mais elevados do País.

Sabor Que Vem do Mar

Na sua terceira edição, a Fenaostra - Festival Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana realizado em Florianópolis de 9 a 14 de outubro, tem tudo para transformar-se na vedete desse verdadeiro circuito de festas que Santa Catarina promove todos os anos. Alavancada pelo cultivo da ostra, cuja produção anual já alcança a marca de 600 mil dúzias do molusco, a festa mistura ingredientes irresistíveis para quem aprecia os deliciosos pratos à base de frutos do mar e quer iniciar-se nos prazeres de degustar os mais variados pratos, tendo a ostra como ingrediente principal.

Única promoção do gênero no país, a Fenaostra vai reunir num mesmo espaço atividades na área gastronômica, científica e cultural, dando ênfase à cultura açoriana dos manezinhos da ilha, como são conhecidos os nativos de Florianópolis. Pela formatação diversificada, o festival traz ao calendário das festas de outubro de Santa Catarina um diferencial em relação aos eventos que reforçam a tradição germânica no estado. Este ano, a Fenaostra vai ocupar todo o espaço interno e externo do Centro de Promoções de Florianópolis - Centrosul. No piso superior, vão acontecer os seminários de caráter técnico-científico dirigidos a produtores de moluscos, estudantes e profissionais do setor aqüícola. Essas atividades contarão com a participação de especialistas nacionais e internacionais no cultivo de ostras, mariscos e outros organismos aquáticos. A França, uma das maiores potências maricultoras da Europa, vai manar técnicos para falar sobre os investimentos que o governo francês vem fazendo no setor, bem como apresentar os benefícios que a produção de moluscos trouxe à economia e ao turismo daquele País.

Para as pessoas que sentem prazer em cozinhar e têm curiosidade em apresentar novas receitas quentes e frias à base de ostras, o Festival vai oferecer uma programação paralela de cursos, workshops e concursos gastronômicos, tendo a participação de alguns dos melhores chefes de cozinhas do País e do mundo. Já os visitantes poderão deliciar-se com os pratos oferecidos nos cerca de 25 restaurantes e quiosques da festa, enquanto assistem a shows de artistas locais e nacionais, apresentações folclóricas, espetáculos teatrais e conhecem a feira de artesanato e exposição de produtos e serviços voltados para a culinária e aqüicultura. Enquanto os adultos se deliciam com o festival de sabores, as crianças vão fazer a festa numa área de 200 metros quadrados, atendidas por recreacionistas e animadas pelos falantes mascotes da Fenaostra, Ostrilha e Ostralino.

Comentários

Comentários