Duas empresas de Bauru, Tilibra S/A e Cartonagem Henrique Ltda, foram selecionadas para participar da etapa nacional do Prêmio Sesi de Qualidade no Trabalho (PSQT), representando o Estado de São Paulo. O processo de avaliação nacional será no dia 8 de novembro, com a premiação marcada para 27 de novembro. A última vez que uma empresa da região de Bauru chegou à etapa final do PSQT foi em 1998, quando a Companhia Cervejaria Brahma foi a grande vencedora do prêmio no Brasil.
De acordo com a diretora do Sesi-Bauru, Zuleika Léa Lemos de Almeida Gonsalves, as duas empresas bauruenses selecionadas para a etapa final demonstraram seus avanços e compromissos com a modernidade, sobretudo em relação à introdução de processos inovadores, melhorias constantes, aumento da produtividade e competitividade, melhoria da qualidade no ambiente de trabalho, valorização das relações interpessoais, satisfação do cliente e responsabilidade social. Dentro desses itens, que são fundamentais na avaliação das empresas que participam do PSQT, os aspectos de gestão, saúde, segurança, meio-ambiente, educação e desenvolvimento, lazer e cultura são destacados de forma relevante na atuação da Tilibra e da Cartonagem Henrique. Para nós, é de extrema importância que duas empresas de Bauru tenham sido escolhidas para representar o Estado de São Paulo na etapa nacional da premiação. Como diretora do Sesi local, me sinto muito orgulhosa com essa conquista. Isso mostra a força e o desenvolvimento da indústria bauruense, diz Zuleika.
A Cartonagem Henrique participa do PSQT na categoria A (até 19 colaboradores) e a Tilibra, na categoria D (acima de 500 colaboradores). Nas categorias B (de 20 a 99 colaboradores) e C (de 100 a 499) colaboradores, foram escolhidas para participar da fase final do prêmio as empresas Latina S/A, de São Carlos, e Renner Sayerlack S/A, de Jundiaí, respectivamente. A etapa nacional premiará as vencedoras com R$ 15 mil às primeiras colocadas em cada categoria e com R$ 10 mil para as segundas colocadas, sendo que tais prêmios deverão, necessariamente, ser aplicados em benefícios sociais para os colaboradores da empresa, propiciando melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O PSQT veio substituir as anteriores premiações Operário Padrão e Operário Brasil, com a nova proposta que reconhece e valoriza o trabalho em equipe. Criado em 1996, o PSQT tem como objetivo principal estimular as empresas brasileiras na adoção de políticas e medidas práticas que assegurem um ambiente de trabalho saudável e produtivo, adequadas relações de trabalho e uma convivência harmoniosa entre empregados e empregadores. Além disso, contribui para o fortalecimento do setor industrial e para o desenvolvimento sustentável do País. Funcionários motivados e bem assistidos trabalham melhor, têm mais qualidade de vida e colaboram de maneira fundamental para o crescimento da empresa, observa Zuleika.
Para a escolha das empresas que concorrerão ao PSQT, os colaboradores e técnicos do Sesi e do Senai fazem uma avaliação das candidatas através de um formulário preenchido pelos trabalhadores - que não precisam se identificar para ficar mais à vontade em seus comentários -, de um relatório de auto-análise da empresa e de um relatório de visita técnica à empresa.