Começou ontem, no Sesi, em Bauru, a exposição "125 Anos do Telefone". Com peças do acervo da Fundação Telefônica, a mostra conta com aparelhos usados desde 1876 até os dias de hoje.
Entre eles, estarão algumas raridades, como réplicas de peças usadas como estudo por Alexandre Graham Bell, o inventor do telefone; o primeiro modelo comercial importado da Suécia, em 1880; os primeiros telefones de mesa utilizados no Brasil e um telégrafo policial da década de 10, além de uma mesa de telefonista da década de 30.
Outras peças também devem chamar a atenção pela tecnologia atual, como aparelhos de multi-serviços, que identificam chamadas e trazem ainda agenda eletrônica e rediscagem automática.
Foram selecionadas especialmente para o evento em Bauru fotos históricas que ilustram o processo de aprimoramento da telefonia em todo o mundo.
Alguns aparelhos em exposição estão em pleno funcionamento e estarão disponíveis para demonstração. As crianças, por exemplo, poderão brincar com o antigo sistema de telefonia, no qual a telefonista completava as ligações.
Também poderão experimentar o uso de dois aparelhos de fax, mandando mensagens de um para o outro e conhecendo esse tipo de tecnologia, mais comum no mundo adulto do que no infantil.
Serviço
Exposição 125 Anos da Invenção do Telefone, até dia 4 de outubro, das 9h às 18h. Rua Rubens Arruda, 8-50. Informações e agendamento para escolas: 223-2253.