Geral

Pederneiras quer incentivar adoção

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Intenção é fazer com que a adoção deixe de ser uma condição marginal para ser uma condição valorizada socialmente.

Pederneiras - Será realizado hoje em Pederneiras, a partir das 8 horas no auditório do Instituto Coração de Jesus, o 1.º Fórum de Debates sobre Adoção. O objetivo deste evento é promover um debate com toda a sociedade sobre a adoção visando, sobretudo desmistificar e quebrar preconceitos em relação às famílias que adotam uma criança e em relação à convivência social da criança adotiva.

O Fórum está sendo promovido por uma equipe de pessoas que pretendem formar um Grupo de Apoio à Doação no município em parceria com o Conselho Tutelar e o Departamento de Promoção Social da Prefeitura Municipal. Deverão participar deste evento pais adotivos, estudantes, profissionais da área, instituições e organizações afins.

De acordo com o psicólogo Maurício Ribeiro de Almeida, que lidera o grupo de estudos e pesquisa sobre a adoção em Pederneiras, desde abril um grupo de 25 pessoas se reúne para discutir o assunto e preparar para a formação efetiva deste Grupo de Apoio. Nesse encontro, serão discutidos os novos conceitos de adoção, seus aspectos legais, as implicações das novas configurações de família e as políticas de atendimento à infância e adolescência. Segundo ele, ter ou ser um filho adotivo, muitas vezes, é visto como algo negativo. As famílias que adotam uma criança preferem o anonimato, parecem ter vergonha deste ato. Nosso objetivo é fazer com que a adoção deixe de ser uma condição marginal para ser uma condição valorizada socialmente. Queremos romper a barreira do silêncio para promover uma melhoria na qualidade de vida destas famílias, afirma.

Programação

8 horas: Recepção dos participantes e inscrições

8h30: Evento cultural

9 às 9h30: aberturaTema: Aspectos legais da adoção e as implicações do processo de destituição do pátrio poder.Palestrante: Dra. Roseny Zanetta Barbosa, promotora da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Pederneiras

9h30 às 10 horas: ConferênciaTema: Mudanças no conceito de adoção e as implicações das novas configurações de família.

10 às 10h15: Intervalo

10h15 às 11:10: PalestraTema: Grupo de apoio à adoção O que é? Quais atividades pode desenvolver?Palestrante: Verena E.W. Parreira, presidente do Grupo de Apoio à Adoção de Rio Claro/SP

11h10 às 11h45: Depoimentos de pais e filhos adotivos do Grupo de Apoio de Rio Claro

11h45 às 12h30: Debates e encerramento das atividades.

Comentários

Comentários