Geral

Semana Jurídica da Unip tem profissionais renomados

Por Rita C. Cornélio | Ieda Rodrigues
| Tempo de leitura: 2 min

Juristas de renome internacional estão em Bauru para participar da I Semana Jurídica do câmpus de Bauru da Universidade Paulista (Unip). O evento, que visa fazer a integração entre alunos e juristas, para ampliar o conhecimento acadêmico dos estudantes, começou ontem à noite e segue até sexta-feira.

Hoje, quem vai proferir palestra é o jurista Damásio Evangelista de Jesus, que falará sobre imputação objetiva. O evento foi aberto ontem com uma palestra com o procurador aposentado e professor de Direito Penal, José Henrique Pierangeli, que falou sobre acidente de trânsito - culpa consciente ou dolo eventual.

As palestras, no auditório câmpus local da Unip, começam às 19h30. A Semana Jurídica está sendo organizada pelo promotor de Bauru e professor de Direito Penal, Luiz Carlos Gonçalves Filho, que ressaltou que os palestrantes não vão cobrar honorários.

Os cerca de dois mil quilos de alimentos arrecadados na inscrição - o ingresso era um quilo de alimento não perecível - serão doados aos familiares dos presos da Cadeia Pública de Bauru, o Cadeião. A proposta, segundo Gonçalves Filho, é que o evento também ajude os necessitados.

Os mais de dois mil alunos do curso de Direito da Unip foram convidados, sendo que a prioridade foi dada aos alunos que já estão no 4.º ano. Nós dividimos as palestras para beneficiar a todos. A palestra de habeas-corpus, que será proferida pelo professor-doutor Fernando da Costa Tourinho Filho, não interessa, neste momento, aos alunos que estão no 1.º ano, uma vez que eles não viram a matéria, explicou.

Luiz Carlos Gonçalves Filho frisou que o objetivo da Semana Jurídica é ampliar os horizontes dos alunos de Direito ao possibilitar o contato com juristas renomados e autores de livros da área. Ele frisou que o Direito é uma Ciência Humana e que, por isso, permite pontos de vista distintos. O contato dos alunos com professores e juristas de fora da Unip, que podem divergir do ponto de vista dos professores da universidade, é muito importante para a formação do advogado, de acordo com Gonçalves Filho. Todos os participantes receberão certificados.

Programa

 Hoje - Imputação Objetiva com Damásio Evangelista de Jesus, presidente do Complexo Jurídico Damásio de Jesus e professor de Direito Penal

 Amanhã - O processo como instrumento de realização do direito com Antônio Carlos Marcato, desembargador do Tribunal de Justiça aposentado, coordenador acadêmico do Curso Preparatório para Concurso (CPC), livre docente em direito processual civil pela USP.

 Quinta-feira - O processo anglo-americano-aspectos jurisdicionais com Rolando Maria da Luz, promotor de Justiça designado em segunda instância, professor de direito processual penal, mestre e doutor pela PUC

 Sexta-feira -Habeas-corpus com Fernando da Costa Tourinho Filho, promotor de Justiça aposentado, professor de direito processual penal

Comentários

Comentários